Avaliação das condições de revenimento sobre a tenacidade dos aços
Palabras clave:
Aço SAE 1045, revenimento, tenacidade, durezaResumen
Dentre os vários tratamentos térmicos usados para adequar a microestrutura dos metais para uma determinada aplicação podemos citar a têmpera, que tem por finalidade o aumento da dureza e da resistência dos aços a partir da obtenção de uma microestrutura conhecida como martensita. Entretanto, a martensita é uma microestrutura de baixa tenacidade e, por este motivo, com grande limitação de aplicação no estado como obtida. É necessário, neste caso, um tratamento térmico posterior à têmpera a fim de recuperar parte da tenacidade do material, sendo este tratamento conhecido como revenimento. Os parâmetros de revenimento como tempo e temperatura são importantes a fim de definir as características finais da martensita revenida, o que vai influenciar diretamente nas propriedades para aplicação do aço como a dureza, a resistência mecânica e a tenacidade. Desta forma foi realizado, neste trabalho, um estudo da influência dos parâmetros de revenimento sobre a dureza e a tenacidade do aço carbono SAE 1045, sendo que para isto amostras deste material foram normalizadas, temperadas e, por último, revenidas em temperaturas e tempos variáveis. As amostras foram, então, submetidas a ensaios de metalografia óptica, de dureza e de impacto Charpy nas condições como normalizadas, temperadas e após revenimento. Foram confeccionados, para a realização do ensaio de impacto Charpy, corpos-de-prova padrão com entalhe em “V” segundo a norma NBR-6157/1980 da ABNT. Os resultados obtidos demonstraram que a temperatura de revenimento teve um significativo efeito sobre a dureza e a tenacidade do aço investigado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.