A mão-dupla da globalização: um estudo dos casos da Coca Cola e do McDonald’s e a apropriação da cultura de massas pelo comércio regional
Palabras clave:
globalização, glocalização, marketing, padronização, cultura de massasResumen
O estudo da mão-dupla da globalização ataca a questão do planejamento dos profissionais de comunicação para uma arena mundial interligada. Este estudo observa, além da adaptação das empresas a determinadas localidades, a adaptação de certas localidades às empresas transnacionais. Se por um lado o mercado louvou a globalização como um processo de homogeneização dos produtos e consumidores, por outro ficou evidente a necessidade incorporar traços locais em qualquer estratégia empresarial. A ideia da padronização de produtos defendida por Levitt passou a ser questionada, já que diferentes localidades exigem diferentes estratégias de marketing específicas que incorporem tensões culturais muitas vezes menosprezadas. O estudo observa, também, as apropriações de comunidades locais de grandes símbolos da cultura de massa. Trata-se de microempresas se apropriando deliberadamente de logotipos, cores, adaptando nomes sem se importar com a clara alusão a marca apropriada. A questão é: se trata apenas de um processo de aculturação ou um processo de apropriação ativa que resultará em um misto das duas (ou mais) culturas? Acredita-se que tal atitude reforça não apenas um papel contra hegemônico da cultura popular em relação à cultura de massas, borrando as fronteiras entre uma e outra, como também nos fornece dados de análise daquela realidade local e de seus traços significativos. Os exemplos estudados, McDonald`s e Coca-Cola são empresas conhecidas mundialmente, instaladas em todos os continentes do planeta, tiveram que adaptar seus produtos aos mercados nos quais se inseriam.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.