Anastomoses entre nervo mediano e nervo ulnar no antebraço
Palabras clave:
mediano-ulnar, anastomose, Martin-Gruber, Marinacci, ulnar-medianoResumen
O estudo das anastomoses entre nervo mediano e nervo ulnar no antebraço denota grande atenção pela sua incidência e sua grande importância clínica, principalmente no correto diagnóstico de neuropatias periféricas. A importância de sua verificação e delimitação se dá como forma de evitar lesões em procedimentos cirúrgicos e na reabilitação de pacientes portadores de patologias do membro superior. Entre as anastomoses pode-se encontrar anastomose do tipo mediano-ulnar, também conhecida como anastomose de Martin-Gruber de incidência relativamente alta; e a anastomose do tipo ulnar-mediano, ou anastomose de Marinacci; esta de incidência bem mais baixa. O presente estudo tem como intuito relatar a incidência, os tipos de anastomoses encontradas, sua topografia e aferir o comprimento dessas anastomoses. Foram dissecados 30 antebraços do Instituto de Anatomia da Universidade Severino Sombra para verificação de incidência e do comprimento dessas anastomoses, sendo esse aferido com auxílio de uma Trena (3M). Foram encontradas 3(três) cadáveres que continham a anastomose de Martin-Gruber com média de comprimento de 6,6 cm e 1(um) cadáver que continha a anastomose de Marinacci com comprimento de 7,4 cm, esta de baixa incidência na literatura, sendo corroborado com o presente estudo.Com isso pode-se observar no presente estudo uma prevalência da Anastomose de Martin-Gruber em relação a anastomose de Marinacci, sendo seu comprimento médio de 6,6 cm.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.