Alumínio e ferro fundido na produção de carcaças de motores elétricos aletados: eficiência, custos, aspectos operacionais e ambientais

Autores/as

  • Élcio Nogueira
  • Yuri Tavares Vianna
  • Denise Freire Duarte

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n1.232

Palabras clave:

Alumínio, Ferro Fundido, Motores Elétricos, Aletas, Transferência de Calor e Eficiência Térmica.

Resumen

As superfícies estendidas, aletas, são utilizadas para aumentar o tempo de vida médio de um motor elétrico, através da troca de calor. Motores com diferentes potências utilizam carcaças distintas, devido às suas dimensões. Efetuou-se uma análise comparativa, determinando-se os custos por unidade de peso, relacionados às carcaças de motores elétricos com potências variadas, e a quantidade de material utilizado em cada situação em análise, utilizando dois diferentes tipos de materiais – o Alumínio e o Ferro Fundido. Alumínio e Ferro Fundido são materiais comumente utilizados na confecção de carcaças de motores elétricos, determinando o tempo de vida médio de cada tipo de motor elétrico, que é função das eficiências térmicas associadas às superfícies estendidas, aletas, utilizadas. Motores aletados com superfícies estendidas distintas têm custos operacionais distintos, vez que a eficiência térmica altera o tempo de vida médio do equipamento. Utilizaram-se dados reais de um motor elétrico (Weg modelo W21), que pode ser utilizado na indústria para o acionamento de bombas, ventiladores, exaustores, britadores, moinhos, talhas, compressores e outras aplicações. Efetuou-se uma análise comparativa de custo em relação aos materiais utilizados em motores com até 15 cv, com o objetivo de determinar o motor aletado com melhor desempenho, e o custo operacional mais adequado para uso prático. Justificou-se a escolha do material através de resultados gráficos e numéricos, que mostram a diferença de desempenho dos materiais analisados neste trabalho. Aspectos relacionados com preservação ambiental foram objetos de análise e, neste caso, o alumínio se mostrou mais adequado, uma vez que a reciclagem do mesmo evita a extração da bauxita, o mineral beneficiado para a fabricação da alumina, que é transformada em liga de alumínio.

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Citas

- Y. T. Viana, D. F. Duarte, E. Nogueira. “Comparação de desempenho térmico e análise de custos para utilização do alumínio e do ferro fundido em aletas de motores elétricos” 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 04 a 08 de Novembro de 2012, Joinville, SC, Brasil.

- Denise Freire Duarte, Ariane Novais e Élcio Nogueira. “Solução analítica em aleta de perfil retangular: comparação de desempenho térmico entre alumínio e ferro fundido em motores elétricos”. Cadernos UniFOA, Revista Nº 20, Dezembro, 2012.

- DUARTE D. F.; NOGUEIRA, E. “Aplicação de equações diferenciais em eficiência da troca de calor em motores aletados.” 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP, realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2010, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo - SP.

– GARCIA, Agenor Gomes Pinto. “Impacto da lei de eficiência energética para motores elétricos no potencial de conservação de energia na indústria”. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2003.

- Hamilton Moss de Souza et all. “Reflexões sobre os principais programas em eficiência energética existentes no Brasil” Revista Brasileira de Energia, Vol. 15, No. 1, 1o Sem. 2009, pp. 7-26.

- PADILHA, A.F. “ Materiais de engenharia: Microestrutura e propriedades”. 5. ed. Curitiba - PR: Hemus,2000.

Publicado

2014-06-10

Cómo citar

NOGUEIRA, Élcio; VIANNA, Yuri Tavares; DUARTE, Denise Freire. Alumínio e ferro fundido na produção de carcaças de motores elétricos aletados: eficiência, custos, aspectos operacionais e ambientais. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 1, n. 1, p. 11–19, 2014. DOI: 10.47385/cadunifoa.v1.n1.232. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/232. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Mestrado em Materiais

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