Cartilha de prevenção e detecção precoce do uso de drogas na escola: uma ferramenta para docentes
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2206Palabras clave:
ensino, dependência química, saúde escolarResumen
O uso de drogas se configura como uma problemática atual que cresce a cada dia, sua abordagem no contexto escolar se faz necessária, pois possibilita identificar práticas preventivas que sejam bem sucedidas e sua possível divulgação, bem como possíveis sugestões dentro da área preventiva. O presente estudo é descritivo com proposta qualitativa tem como objetivo produzir de forma coletiva uma cartilha por meio de debates e discussões, pois se trata de um trabalho em equipe de forma multidisciplinar. O assunto central da cartilha e a forma específica de ser transmitida dar-se-á depois de selecionadas as ideias que mais se aproximam da realidade dos docentes em questão de forma que apresente uma linguagem simples, acessível e de fácil entendimento ao nosso público alvo, que são os docentes do ensino fundamental, refletindo suas necessidades. Sendo também utilizada em seu desenvolvimento pesquisa bibliográfica, através de levantamentos bibliográficos. Após sua elaboração será realizado pré-teste através da avaliação de 10 expertises das áreas de educação e saúde. A publicação do material ocorrerá em parceria com as secretarias de saúde, educação e de ação comunitária do município de Volta Redonda/RJ como parte integrante do projeto saúde na escola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.