Fabricação e montagem de um protótipo veícular fora de estrada
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2142Palabras clave:
Mini-Baja, protótipo off road, engenharia automotivaResumen
Um protótipo veicular de pequeno porte monoposto, com um motor de 4 tempos, para trafegar em vias acidentadas, transportando uma pessoa de 1,90m de altura máxima e 113,4kg de massa, de forma segura e confortável foi projetado e construído pela Equipe VR BAJA da UFF/EEIMVR para as Competições Baja SAE Brasil (Nacional e Etapa Sudeste) seguindo o regulamento proposto pela SAE Brasil. O objetivo principal das competições da SAE Brasil e SAE Internacional desenvolver a capacidade dos futuros engenheiros projetar, montar e competir com um protótipo que atenda aos requisitos: ser capaz de superar obstáculos em diversos tipos de terreno; ser eficiente, resistente; suportar os vários esforços de modo seguro, ser um produto comercial atrativo ao público entusiasta. No projeto, objetivou-se, ainda, a interação dos engenheirandos com o cotidiano de um profissional desta área. A estrutura do protótipo é feita de liga de aço SAE 1020, as dimensões dos elementos principais são diâmetro externo de 31,75 mm e espessura igual a 1,6 mm. Foi usado o sistema de freio hidráulico a disco, com um cilindro mestre de duplo acionamento, um conjunto de freio em cada roda dianteira, e um único conjunto de freio solidário à árvore de potência na traseira. A suspensão dianteira é tipo Duplo A de braços desiguais e a suspensão traseira tipo Semi Trailing Arm. O sistema de direção é tipo pinhão cremalheira com relação de 3,59: 1, giro de 170º no volante e um curso de cremalheira de 170 mm. O projeto da transmissão consiste em um motor Briggs & Stratton de 10HP, um trem de engrenagem, com três eixos e dois pares de engrenagens, uma CVT Comet 770 e eixos cardan. Resultados expressivos: Projeto - 34ª colocação no Nacional e 14ª colocação no regional. Geral 50ª e 16ª, respectivamente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.