Saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes do sexo masculino X serviço de saúde
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2009Palabras clave:
adolescência, homem, serviço de saúdeResumen
Durante a infância, crianças de ambos os sexos necessitam e recebem a mesma atenção por parte do serviço de saúde enquanto que na adolescência, as diferenças anatômicas, fisiológicas, hormonais e culturais fazem com que homens e mulheres necessitem de abordagem, acolhimento e cuidados diferenciados. Mas, tal fato não justifica que apenas as adolescentes sejam alvo de atenção por parte do serviço de saúde, necessitando, também, os meninos de atenção incisiva e qualificada. Para Toledo apud Figueiredo (2003) enquanto meninas preocupam-se com características que delineiam o perfil feminino, meninos interessam-se por características que delineiam o perfil masculino tais como altura, timbre da voz, presença de pelos no rosto, tamanho do pênis e largura dos ombros. Entendemos que, além das características acima citadas, ereção, ejaculação, higiene da região genital, preservativos e contraceptivos são assuntos que, entre outros, fazem parte da realidade de um homem na adolescência e refletem benéfica ou maleficamente em sua saúde. O presente estudo tem por objetivos apontar os serviços ofertados ao homem na fase da adolescência e provocar uma reflexão acerca da necessidade de uma melhor interação entre o sistema de saúde e os adolescentes do gênero masculino, entre profissionais da saúde. Esta pesquisa trata-se de nota prévia de um trabalho de conclusão de curso. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em escolas públicas e privadas do município de Valença (RJ), com alunos do ensino médio. Os pesquisadores abordarão através de palestras educacionais, orientações sobre a saúde do adolescente e os serviços que atendem esta clientela neste município. Após as palestras, os estudantes do gênero masculino serão convidados a participarem do estudo, respondendo um questionário estruturado, que contemple as questões sobre, orientação sexual, métodos contraceptivos e saúde. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do CESVA.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.