Incidência de acidentes tromboembólicos em portadores de fibrilação atrial e possíveis tratamentos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1924Palabras clave:
fibrilação atrial, Acidente Vascular Encefálico, anticoagulantesResumen
Considerada um importante fator de risco para acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico, a fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca sustentada mais frequente na prática clínica. Aproximadamente 20% dos AVE estão associados a FA, esta é a condição clínica isolada de maior risco relativo para a ocorrência destes na faixa de 80 a 89 anos, mostrando uma incidência de 23,5%. O Framingham Heat Study mostrou que a presença isolada de Doença Coronariana (DAC), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou Insuficiência Cardíaca (IC) aumentava a incidência de AVE ajustada para a idade numa proporção de mais de duas, três ou quatros vezes, respectivamente, enquanto a presença de FA não associada a doenças valvares aumentava esse risco em quase cinco vezes. Eventos tromboembólicos são responsáveis por taxas de mortalidade de 50% a 100% mais elevadas em paciente com FA, em relação a indivíduos normais. De um modo geral, as evidências atuais são de que o tratamento anticoagulante em paciente com FA, independente da apresentação clínica, reduzem em cerca de 65% a 80% a incidência de AVC. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura atual sobre a incidência de fibrilação atrial correlacionada com acidentes tromboembólicos, discutindo a terapêutica e possíveis intervenções a estes pacientes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.