Perfil microbiológico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1753Palabras clave:
jogo didático, biotecnologia, ensino de ciênciasResumen
Os organismos que são o alvo de pesquisa da microbiologia, os micro-organismos (bactérias, algas, vírus, protozoários e fungos), estão envolvidos em áreas que visam à obtenção de produtos e serviços para o bem estar humano: meio ambiente, indústria farmacêutica e indústria alimentícia. Dada a importância dos micro-organismos nos processos biotecnológicos, a divulgação dessas informações tem que se fazer presente de forma critica na formação escolar. Entretanto, os livros didáticos apresentam de formas diferentes, o conteúdo referente à Microbiologia e às aplicações biotecnológicas dos micro-organismos. Com o objetivo de complementar as informações destinadas aos micro-organismos, divulgadas nos livros didáticos e fornecer uma ferramenta pedagógica ativa, foi elaborado o jogo didático Perfil Microbiológico, com aplicação para turmas do Ensino Médio. O jogo possui a estrutura baseada no jogo comercial Perfil® da Grow, sendo composto por um tabuleiro ilustrado, cartas, um modelo de dado e as regras do jogo. As perguntas abordam questões da historia da microbiologia (pesquisadores, o inicio das pesquisas, métodos utilizados), a aplicação biotecnológica, as relações ecológicas e a importância ambiental e questões referentes à saúde. A proposta do jogo é que até seis jogadores participem. O professor poderá providenciar cópias do material do jogo e dividir a turma em grupos distribuindo um kit para cada grupo. Sugere-se que o professor antes do início da partida, leia com os alunos as regras do jogo, esclarecendo qualquer dúvida e, ao final, debata com os alunos de que forma o jogo os ajudou no entendimento do tema. O jogo foi elaborado com o apoio da FAPERJ e está inserido em projeto de extensão da UERJ. O mesmo será avaliado em escolas do município de Resende, RJ.
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