Amphipoda (Crustacea) Associados a “Bostrychietum” em uma Área de Manguezal na Região Norte do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1707Palabras clave:
Diversidade, Arthropoda, anfípodes, lista de espéciesResumen
O manguezal é um sistema ecológico tropical que se restringe a estreitas faixas costeiras, apresentando condições propícias para alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies de animais. Nos manguezais ocorrem importantes associações de macroalgas aderidas em pneumatóforos, rizóforos e troncos das árvores dos gêneros Avicennia L., Rhizophora L. e Laguncularia Gaertn denominadas como “Bostrychietum”. Essas associações incluem cianobactérias e clorofíceas, contudo há imensa dominância de rodofïceas, mais precisamente dos gêneros Bostrychia Mont., Caloglossa (Harv.) G. Martens e Catenella Grev. Os Amphipoda são muito comuns em ambientes de manguezal ao redor do mundo, no entanto não há nenhum estudo faunístico abrangente sobre este grupo para manguezais brasileiros. A área de estudo é uma região de manguezal localizada no Município de São Vicente, Baixada Santista, região norte do estado de São Paulo. A comunidade de “Bostrychietum” é coletada por meio de raspagem dos substratos (pneumatóforos, rizóforos e troncos). Os anfípodes são anestesiados por meio de submerssão em etanol 5-10%. Posteriormente, os anfípodes são triados em laboratório, fixados em etanol 70% e identificados com base em literatura especializada. As amostras de “Bostrychietum” foram depositadas na coleção de algas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus do Litoral Paulista. Todo o material de Amphipoda está conservado em etanol 70% na coleção do Laboratório de Zoologia do UniFOA. Após a realização do estudo todo o material será depositado em coleções zoológicas de referência. Este projeto está em fase intermediária e parte das amostras já foi analisada. Uma lista preliminar da fauna Amphipoda identificada será apresentada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.