As potencialidades sígnicas da fotografia e seus usos na atualidade

Autores/as

  • Luiz Antonio Feliciano Faculdades Integradas Teresa D'Ávila Universidade estadual de Minas Gerais, Unidade Frutal

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n36.1583

Palabras clave:

Fotografia. Juventude. Escola. Subjetividades. Novas tecnologias.

Resumen

Este texto procura problematizar as potencialidades que a fotografia assume, num momento em que a imagem tem permeado grande parte das relações sociais e humanas. Com uma abordagem de caráter teórico- -ensaística, o trabalho discute a imagem fotográfica como representatividade sígnica e os seus usos na atualidade. Discorre-se também sobre as possibilidades heurísticas da fotografia, fomentadas pelas suas contextualizações nas rodas de conversa, sobretudo, na escola. Ao se “descascar” uma imagem, intensifica-se sua capacidade de mostrar algumas saídas ou, ainda, apontar novos caminhos para se percorrer. Percursos essenciais para a busca de uma compreensão mais clara do sujeito, do objeto e dos invólucros que os delimitam e os protegem. Espera-se, contudo, que o texto tenha conseguido suscitar esses questionamentos e outros tantos que forem possíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Antonio Feliciano, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila Universidade estadual de Minas Gerais, Unidade Frutal

Fotógrafo profissional desde 1994, graduado em Publicitário e Propaganda e Professor Universitário desde 2003. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação-Unicamp e Mestre em Multimeios pelo Insstituto de Artes-Unicamp

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª Edição. São Paulo: Ed. Hucitec, 2006.

BARTHES, Roland. Aula. PERRONE-MOISÉS, Leyla (Trad.). São Paulo: Ed. Cultrix, 1996.

BATESON, Gregory. Mente e natureza: a unidade necessária. GERPE, Claudia (trad.). Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1986.

CARTIER-BRESSON, Henri. O instante decisivo. In. _____. O imaginário segundo a natureza. AGUIAR, Renato (Trad.). Portugal: Editorial Gustavo Gili, 2004.

DAYRELL. Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: Fotografía y verdade. 4ª ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Terra e Paz, 1997.

MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular. Introdução à Fotografia. Rio de Janeiro: Ed. Brasiliense, Funarte, 1984.

PAIS, José Machado. Nas rotas do quotidiano. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 37, s. L., junho/1993, p. 105-113.

SPOSITO, Marilia Pontes. Indagações sobre as relações entre juventude e a escola no Brasil: Institucionalização tradicional e novos significados. In: JOVENes, Revista de Estudios sobre Juventud. México, DF, ano 9, núm. 22, p. 201-227, jan.-jun. 2005.

SOUZA, Solange J. e. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 11ª ed. São Paulo: Papirus, 2008.

Publicado

2018-05-08

Cómo citar

FELICIANO, Luiz Antonio. As potencialidades sígnicas da fotografia e seus usos na atualidade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 36, p. 47–54, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n36.1583. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1583. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a