Análise biomecânica da marcha humana durante o subir e descer escadas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.1519Palabras clave:
Marcha humana. Subir e descer escadas. Cinemetria.Resumen
Subir e descer degraus são atividades que absorvem maior grau de dificuldade, principalmente quando se trata de um indivíduo com alterações do sistema musculoesquelético como fraturas no membro inferior. Diante do problema exposto, este estudo tem como objetivo analisar a marcha humana durante o subir e descer de escada de um indivíduo saudável para indicar que parâmetros serão utilizados e como serão obtidos para a aplicação em próteses de membros inferiores. Foram analisados, a partir da cinemetria, padrões cinemáticos do movimento, como posição e valores angulares dos segmentos corporais durante a marcha, que foram inseridos em um algoritmo em ambiente Matlab. Foi possível calcular as forças de reação do solo, mostrar a porcentagem do ciclo da marcha em cada instante, identificar os períodos, tarefas e fases assim como analisar os movimentos de flexão e extensão realizados. Os resultados apresentados sugerem que no desenvolvimento de uma prótese é preciso se preocupar tanto com o calcanhar quanto com a frente do pé, pois esta também recebe muito peso do corpo durante o subir e descer de degraus, e que, igualmente a fase de apoio, a fase de balanço também merece atenção. Os resultados podem ajudar a tornar as próteses mais eficientes.
Descargas
Citas
Andrade, L.M. Análise da Marcha: protocolo experimental a partir de variáveis cinemáticas e antropométricas. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2002.
Enoka, Roger M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2000. 450 p. ISBN 8520407951.
Lai, D. T., Begg, R. K., Taylor, S., Palaniswami, M., 2008. Detection of tripping gait patterns in the elderly using autoregressive features and support vector machines, Journal of Biomechanics, v. 41, n. 8, pp. 1762–1772.
Perry , J. Gait. Analysis, Normal and Pathological Function. Thorofare, NJ: Charles B. Slack; 1992.
Prince, F.; Corriveau, H.; Hébert, R.; Winter, Davida A. Gait in elderly. Gait & posture, v. 5, p. 128-135, 1997.
Schöllhorn, W., 2004, Applications of artificial neural nets in clinical biomechanics, Clinical Biomechanics, v. 19, pp. 876-898.
Silva, A.F.F. Avaliação de marcha e Postura em Reabilitação. Dissertação de mestrado. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Porto, 2011.
Whittle, M. W. Gait analysis introduction. Oxford Boston, Butterworth Heinemann. 2007.
Winter, D.A. Biomechanics and Motor Control of Human Movement. 2 ed. Ontario, Canada: University of Waterloo Press, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.