A Ferramenta "Tabulação SIC" e sua influência na Ação Projetual e na Gestão de Sistemas Complexos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n25.150Palabras clave:
Sistemas complexos, ergonomia, organização do trabalho.Resumen
Projetos de salas de controle de refinarias envolvem a combinação de grande número de variáveis e especificidades que fazem com que os mesmos sejam complexos, não apenas em sua natureza como no seu tratamento. Em outras palavras, deve-se trabalhar a ação projetual de forma integrada, associando especificações técnicas, exigências de segurança e ambientais, além de necessidades particulares da organização do trabalho nesse tipo de ambiente construído. A ergonomia, portanto, aqui entendida como a disciplina científica que busca adaptar os sistemas de trabalho às necessidades humanas, é um importante componente dessa equação, agregando qualidade ao projeto. Entretanto, necessidades, prioridades e requisitos operacionais devem ser ponderados cuidadosamente em função dos usuários. Este artigo aborda a utilização de uma ferramenta de priorização, desenvolvida em conjunto pelo UniFOA e o Laboratório GENTE, da COPPE/UFRJ. A Tabulação SIC é uma ferramenta que auxilia e priorização dos requisitos de ergonomia na definição das anotações de projeto que devem ser incorporadas no projeto executivo.
Descargas
Citas
Ästrand & Rohdal, Tratado de fisiologia do esforço, Rio de Janeiro, Interamericana, 1984.
Brasil, MTE, Manual de aplicação da Norma Regulamentadora 17 – 2ª ed. Brasília: MTE , SIT , 2002.
Brasil, MTE, Ministério do Trabalho e Emprego, Norma Regulamentadora N – 15, MTE , Brasília, 2000.
Grandjean, E., , Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem, 4ª ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 1998.
Iida, I, Ergonomia: projeto e produção. 2ª. Ed. São Paulo: Ed. Edgard Blucher, 2005.
ISO 3382: Acoustics- Measurement of the reverberation time of rooms with reference to other acoustical parameters.
ISO 9241 series ISO Ergonomics of human-system interaction – Part 110: Dialogue Principles.
ISO 11064: Ergonomic design of control centers - Part 1 - Principles for the design of control; Part 2 - Principles for the arrangement of control suites; Part 3 - Control room layout; Part 4 – Layout and dimensions of workstations; Part 5- Displays and controls; Part 6 – environmental requirements of control centers; Part 7; Principles for the evaluation of control centers.
Laboratorio GENTE, Relatório Final de Projeto “Projeto Ergonômico de Reformulação do CCI”, COPPE/UFRJ, 2010
Laboratorio GENTE, Relatório Final de Projeto “RFad – Avaliação Técnica do Tempo de Reposição de Fadiga - Fundamento e Modelo”, COPPE/UFRJ, 2010.
Sanders, Mark S., Human Factors in engineering and design / Mark Sanders, Ernest J. McCormick – 7th ed, 1993.
Silva e Santos, Marcello, Arquitetura de Locais de Trabalho, In Ergonomia – Trabalho Adequado e Eficiente, São Paulo: Editora Elsevier, 2011.
Vidal, Mario Cesar, Guia para análise ergonômica do trabalho na empresa: uma metodologia, realista, ordenada e sistematizada, Rio de Janeiro, 2ª ed. Editora Virtual Científica, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.