Práticas cotidianas do recreio escolar: táticas de quem gosta de inventar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.1401Palabras clave:
Cotidiano, Ensino Fundamental, Táticas, Recreio.Resumen
A pesquisa se configura a partir de uma pesquisa de campo que explicita a interação dos discentes, o espaço do recreio e a escola. O objetivo foi investigar as práticas socioculturais dos alunos durante o recreio escolar. Considerando que a escola é uma instituição que busca normatizar o espaçotempo dos sujeitos que se encontram sob a sua ação, cabe refletir: Será que o recreio escolar é utilizado como um espaço de criação e reinvenção de possibilidades de movimentos? Como opção metodológica nos aproximamos da etnografia para o aprofundamento nas práticas cotidianas dos durante o recreio escolar, de modo a nos inteirarmos sobre as diferentes relações existentes entre os sujeitos e sobre as diferentes ações praticadas por eles. Os resultados revelam que, embora o recreio seja um espaço controlado pela escola, ainda é concebido pelos alunos como um local favorável a diversas descobertas, portanto, aberto a possíveis problematizações e reinvenções culturais.
Descargas
Citas
ABDALAD Luciana.; COSTA Vera Lucia.; MOURÃO Ludmila.; FERREIRA Nilda.; SANTOS RobertoMulheres e esporte de risco: um mergulho no universo das apneístas. Motriz, Rio Claro, v.17 n.2, , abr./jun. 2011. p.225-234
ABDALAD, Luciana Silva; DE MENEZES COSTA, Vera Lucia. A participação das mulheres nos esportes de vôo livre: um estudo sobre as práticas de aventura e risco. Revista Gênero, v. 10, n. 1, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, ABNT. NBR 15331: Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança – Requisitos. Rio de Janeiro, 2005.
______. ABNT. NBR 15285 :Turismo de Aventura- Condutores e competência de pessoal-. Rio de Janeiro, 2005.
______. ABNT NBR 15286: Turismo de Aventura- Informações mínimas preliminares a clientes.Rio de Janeiro,2005.
______. ABNT Projeto 54:003.05-001: Turismo de Aventura - Condutores de montanhismo e de escalada – Competência de pessoal.Rio de Janeiro, 2005.
ARMBRUST, Igor ; SILVA, Sheila. Esportes Radicais como conteúdo da Educação Física Escolar. In: Simposio Multidisciplinar: Universidade e responsabilidade social, 2010, São Paulo. XVI Simposio Multidisciplinar da USJT: Universidade e responsabilidade social. São Paulo: USJT, 2010. v. 16.
AZEVEDO Sergio. COCCHIARALE Ney Felippe.; COSTA Vera. A influência do risco-aventura no processo de coesão das diferentes comunidades do voo livre. Movimento: Revista da Escola de Educação Física da UFRGSPorto Alegre, v. 16, n. 03, julho/setembro,2010. p. 259-278,
BERNSTEIN, Peter. Desafio dos deuses: a fascinante história do risco. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
BETTI, Mauro; ZULIANE, Luiz Roberto. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.1, 2009.
BRUHNS, Heloísa. Lazer e meio ambiente: corpos buscando o verde e a aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. São Paulo, v.18, n.2, p.86-91, 1997.
COUTINHO, Manuela da Costa Silva; AGUIAR, Priscila dos Santos; CARDOZO, Eliete Maria Silva. Os esportes de aventura no ensino médio. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 2010, São Bernardo do Campo, SP. Anais eletrônicos. São Bernardo do Campo: Disponível em:<http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VCBAA>. Acesso: 19 set. 2015.
CANDA, Cilene Nascimento. Lá vai a vida a rodar: reflexões sobre práticas cotidianas em Michel Maffesoli. Rascunhos Culturais, v. 1, n. 2, p. 63, 2010.
CARA, Sabrina; SAAD, Michel. Os motivos de desinteresse pelas aulas de Educação Física dos alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de Xanxerê, SC. EFDesportes.com.Buenos Aires, v.16, n160, Setembro, 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd160/desinteresse-pelas-aulas-de-educacao-fisica.htm. Acesso em 28.10.215.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2011.
COSTA, Vera Lucia. Esportes de aventura e risco na montanha: uma trajetória de jogo com limites e incertezas. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Programa de Pós Graduação em Educação Física, Universidade Gama Filho – PPGEF/UGF, 1999.
______. Esportes de aventura e risco na montanha: um mergulho no imaginário, Barueri, SP: Manole, 2000.
DA PAIXÃO, Jairo Antônio; DE MENEZES COSTA, Vera Lucia. Esporte de aventura e turismo de aventura: aproximações e distanciamentos. EFDesportes.com. Buenos Aires, v.14, dezembro, 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd139/esporte-de-aventura-e-turismo-de-aventura.htm. Acesso em 28.10.2015
DA PAIXÃO, Jairo Antônio et al. Risco e aventura no esporte na percepção do instrutor. Psicologia & Sociedade, v. 23, n. 2, p. 415-425, 2011.
______. Voo livre: práticas aventureiras e condutas de risco por entre as montanhas de Minas. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 14, n. 2, 2011.
DARIDO, Suraya; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lilian; FIORIN, Giovanna. Educação Física no Ensino Médio: Reflexões e ações. Motriz. Rio Claro, v. 5, n.2, dezembro, 1999. p.138-145.
DARIDO, Suraya; IMPOLCETTO, Fernanda; BARROSO, André; RODRIGUES, Heitor. Livro Didático na Educação Física Escolar: considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 16, n.2, abr/jun. 2010. p.450-457.
DE ALMEIDA, Adriana Mesquita; GÁSPARI, Arthur Fernandes. Esportes Radicais, de Aventura e de Ação: O Conteúdo do Ensino Formal e Não Formal e os Desafios de Formação e Prática do Profissional de Educação Física. CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 3, jul/set, 2014. p. 159-168.
DIAS, Cleber. O surfe e a moderna tradição brasileira. Movimento. Porto Alegre, v.15, n.04, out/dez, 2009. p.257-286
DIAS Cleber. Esportes na Natureza e Educação Física Escolar.In: VIII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Niterói, RJ: UFF/GEF, 2004. p.215-218. Disponível em: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/producoes/espnat_efesc_enfef_2004.pdf. Acesso em agosto de 2012.
DOMINGUES, Soraya Corrêa; KUNZ, Eleonor; ARAÚJO, Lísia Costa Gonçalves. Educação mbiental e educação física: possibilidades para a formação de professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n.3, p. 559 – 571, 2011.
FERNANDES, Cíntia. Convite a um banquete dionisíaco. Política & Sociedade, v. 3, n. 4, , 2004. p. 225-230
FIGUEIREDO, Nice. Da importância dos artigos de revisão da literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, jan/dez, 1990. p. 131-135.
FRANCHIN, Fabiana; BARRETO, Selva. Motivação nas aulas de Educação Física: Um enfoque no ensino médio. I Seminário de Estudos em Educação Física Escolar, v. 2012, p. 1-33, 2006.
GIDDENS, Anthony.; PIERSON, Christopher. Conversas com Anthony Giddens. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
GINZBURG, Carlo. Apontar e citar: a verdade da História. Revista de história, 1989.
GUIMARÃES, Simone; MARTINS, Ida; LUCENTINI,Leandro Educação Física no Ensino Médio e as discussões sobre Meio Ambiente: um encontro necessário. Revista Brasileira de Ciências do Esporte,Campinas, v. 28, n. 3, mai, 2007.p.157-172
LUZ, Madel Teresinha. Risco, perigo e aventura na sociedade da (in) segurança: breve comentário. Cadernos de Saúde Pública,Rio de Janeiro, v. 17, n. 6, ,Dezembro, 2001. p. 1289-1291.
MAUSS, MARCEL. Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.
MAFFESOLI, Michel. A república dos bons sentimentosSão Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.
MARINHO Alcyane.; SCHWARTZ Gisele Maria Atividades de aventura como conteúdo da educação física: Reflexões sobre seu valor educativo. Revista Digital, Buenos Aires - v. 10 , n.88 Setembro, 2005.
______.Natureza,tecnologia e esporte: Novos rumos. CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 1, n. 2 ,dez. 1999. p. 62-74
______.Introdução aos estudos das atividades de aventura: características, concepções e conceitos, In: Atividades e Esportes de Aventura para Profissionais de Educação Física (org.) Bernardes LucianoSão Paulo, ed. PHORTE 2013.
MARZINEK, Adriano; NETO, Alfredo Feres. A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física. EFDesportes.com. Buenos Aires,v. 11, n.105. Fevereiro, 2007
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO – MEC; SECRETARIA DE EDUCAÇAÕ MÉDIA E TECNOLÓGICA – SEMT. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999. Disponível em: http://www.ucb.br/edfisica/cef/pcnhtml.htm. Acesso em 29.12.2014.
MOCELLIM, Alan. A questão da identidade em Giddens e Bauman. Em Tese, Santa Catarina, vol.5, n.1 (1), ago/dez, 2008. p.01-31PÃO DE AÇUCAR, MONTANHISMO, Disponível em: http://www.bondinho.com.br/. Acesso em: 06/11/2013.
PEREIRA, Andrea; PIMENTEL, Giuliano..; LARA, Larissa. Atividades físicas de aventura na natureza: Relações entre estilo de vida aventureiro e modo de vida rural para a melhoria da qualidade de vida. Revista CESUMAR, v.06, n.02, jul/dez., 2004, p. 112–119.
PEREIRA, Dimitri; ARMBRUST, Igor. Pedagogia da Aventura-Os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. 1. Ed. Jundiaí-SP: Editora Fontoura, 2010.
PEREIRA Dimitri ; CARVALHO Gisele; RICHTER Friedrich; Programa de escalada em rocha como educação física para alunos do ensino médio. Coleção Pesquisa em Educação Física, Vol.7, nº 1,2008.p.397-402
PEREIRA, J.M.; MONTEIRO, L.R. (1995) Atividades Físicas de exploração da natureza - em defesa do seu valor educativo. R e v i s t a H o r i z o n t e 69: 111-116.
PEREIRA, Dimitri; ARMBRUST, Igor; RICARDO, Denis. Esportes Radicais de Aventura e Ação, conceitos, classificações e características. Revista Corpoconsciência. Santo André, SP, FEFISA, v.12, n. 1, 2008. p. 37- 55
PEREIRA, Dimitri. Escalada. 1.Ed. São Paulo: Odysseus, 2007a.
PEREIRA, Dimitri. A Escalada chega na Escola. In: Anais 11º Congresso paulista de eEducação fFísica, Jundiaí, SP, 8 de jun de 2007.
RODRIGUES, Luiz Henrique; Darido, Suraya. Educação Física escolar e Meio Ambiente: refelxões e aplicações pedagógicas. Lecturas Educación Física y Desportes, n. 100, p. 12, 2006.
SILVA, Priscilla; AZEVEDO, Andrea; SILVA, Emília.; FREITAS, Clara.. Risco e práticas corporais na natureza: uma revisão sistemática. Revista Brasileira Ciência e Movimento,18(2), 2010, p.84- 91.
SCHWARTZ, Gisele TAHARA, AlexanderCARNICELLI Sandro. Meio ambiente e atividades de aventura: significados de participação. Revista Motriz, Rio Claro, v.12, n.1, jan.abr., 2006, p.59-64.
SILVA, Ana Marcia Dominação da natureza: o intento do ser humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v.18, n.2, jan., 1997. p.119-125
SIMMEL, Georg. O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
______. O dinheiro na cultura moderna. SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold (orgs.) Simmel e a Modernidade. Brasília: Unb, 1998 a. p.23-40.
______. Um passeio sobre a questão da fronteira social.Revista Brasileira de Sociologia das Emoções, 9 (25), 2010, p.370-379. Disponível em http://www.cchla.ufpb.br/rbse Acesso em setembro de 2015.
TAHARA, Alexander.; Atividades de aventura como conteúdo da educação física: reflexões sobre seu valor Educativo, Efdesportes.com v.10, n.88, setembro, 2005.
TAHARA AlexanderSCHWARTZ Gisele Atividades de aventura na natureza: Investindo na qualidade de vida.Efdesportes.com, Buenos Aires v 8 ,n.58, março, 2003.
TUBINO, Manoel. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.
TUBINO, Manoel. Dimensões sociais do esporte. 2ª Ed.São Paulo: Cortez, 2001.
MARINHO, Alcyane.; BRUHNS, Heloísa. (orgs.). Turismo, lazer e natureza.São Paulo: Manole, 2003.
UVINHA Ricardo. Tendências para o turismo no cenário nacional. In:____ Turismo de Aventura: reflexões e tendências. São Paulo: Aleph, 2005, p. 269- 300.
VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 1, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.