Consumo Zero: um olhar qualitativo sobre oportunidades de redução de consumo de água em estabelecimentos industriais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n1esp.1194Palabras clave:
Água Recursos Hídricos Reciclagem Consumo Reuso Efluentes IndústriaResumen
Este artigo objetiva alertar os empresários sobre a necessidade de se poupar este insumo, cada vez mais escasso, e despertar, nas indústrias, as inúmeras oportunidades para redução de custos, derivadas da adoção de um uso consciente e racional da água, nas unidades fabris. A comunidade, por sua vez, tira proveito dessas iniciativas, face ao grande poder de formação de opinião que as indústrias têm sobre as localidades onde elas atuam, bem como a potencial difusão das praticas adotadas. A proposta de composição de um protocolo que visa auxiliar os empresários a mapear seus processos tendo em vista o consumo de recursos hídricos, ajudando na tomada de decisão sobre onde e como investir junto aos locais de oportunidades de redução de consumo identificados é também mais um dos objetivos deste artigo. A metodologia utilizada para a composição deste protocolo foi a vivência industrial do autor ao longo de 26 anos de atuação em empresas multinacionais. O protocolo citado foi aplicado com sucesso em uma indústria alimentícia de médio porte na região Norte FluminenseDescargas
Citas
DUPONT ENGINEERING, Energy Conservation Checklist - Accession Report 17997, March, 1994.
INSTITUTO BRASILEIRO DO PETRÓLEO, Apostila de Distribuição de Calor, Rio de Janeiro, 2001.
KERN, Donald Q. Processos de Transmissão de Calor, Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 2002
MANUAL DE CONSERVAÇÃO E REUSO DE AGUA NA INDÚSTRIA – SISTEMA FIRJAN, 2006.
MIERZWA, José Carlos, HESPANHOL, Ivanildo, Água na Indústria – uso racional e reuso, São Paulo: Oficina de Textos, 2005.
PERRY’s CHEMICAL ENGINEER’s HANDBOOK and CHILTON, 8 ed., 2008, New York, McGrawHill.
SIENKO, Michael, PLANE, Robert, Química, 5 ed ,São Paulo, Companhia Editora Nacional,1979.
SILVA, Leonardo Duarte, Apostila de Recursos Hídricos, UniFOA , abril, 2005.
WAIAS, Stanley M., Rules of Thumb – Selecting and Designing Equipment – Chemical Engineering – March, 16, 1987,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.