Caracterização e avaliação comparativa do desempenho fotocatalítico dos novos nanopós comerciais de TiO2
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1esp.1129Palabras clave:
Fotocatálise, Nanomateriais, TiO2Resumen
A fotocatálise heterogênea é um processo de foto-oxidação, o qual leva à decomposição e mineralização de gases e líquidos tóxicos e até só- lidos. Desde o fim de 1970, diferentes semicondutores têm sido investigados como fotocatalíticos potenciais, apontando-se o TiO2 como o ideal, devido a sua alta estabilidade química, relativamente baixo custo e alto poder de oxidação de buracos eletrônicos foto gerados. As vantagens intrínsecas do TiO2 nanocristalino para objetivos fotocatalíticos, têm sugerido com base em efeitos de confinamento quântico, o qual resulta no aumento da energia da banda proibida e conseqüentemente no deslocamento das bordas das bandas de valência e de condu- ção acarretando aumento do potencial redox do TiO2 , como também nas maiores áreas de superfície dos nanomateriais. Há inúmeras formas de obtenção de nanopós de TiO2 , no sentido de melhorar suas propriedades fotocatalíticas. Este estudo é dedicado à avaliação, primeiramente, do desempenho de degradação fotocatalítica dos novos nanopós TiO2 comerciais, de várias indústrias estrangeiras, em função da força de despoluição para gás tóxico NOx e diferentes pigmentos sintéticos. Antes do teste de degradação fotocatalítica, todos os nanopós foram caracterizados através da Difração de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura e adsorção de N2 . Todos os resultados de desempenho de degradação fotocatalítica dos novos nanopós de TiO2 comerciais, foram comparados com o TiO2 P-25 (Degussa), reconhecido por sua evidente propriedade fotocatalítica.Descargas
Citas
H. A. J. L. Mourão, V. R. Mendonça, A. R. Malagutti, C. Ribeiro, Química Nova, Vol. 32, 2009. p. 2181- 2190.
E. Morgado Jr., M.A.S.Abreu, G.T. Moure, B.A. Marinkovic, P.M. Jardim, A.S. Araujo, Chem. Mater, Vol. 19, 2007. p. 665.
E. Morgado Jr., M.A.S.Abreu, G.T. Moure, B.A. Marinkovic, P.M. Jardim, A.S. Araujo, Mater. Res. Bull., Vol. 42, 2007.
E. Morgado Jr., M. A. S. Abreu, J. B. Viol, A. S. Araujo, Congresso Brasileiro de Catálise, 2007.
K. Hashimoto, H. Irie, A. Fujishima, TiO2 Photocatalysis: A Historical Overview and Future Prospects, Japanese Journal of Applied Physics, Vol.44, 2005. p. 8269– 8285.
A. Folli, U.H. Jakobsen, G.L. Guerrini, D.E.Macphee, J. Adv. Oxid. Technol., Vol.12, 2009. p.126-133.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.