Mudança e Aprendizagem Organizacional, Com Criatividade e Inovação
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n18.1088Palabras clave:
Mudança, crescimento, aprendizagem organizacional, organização que aprende, estímulo, criatividade e inovaçãoResumen
Inseridas em um mercado altamente competitivo, empresas transnacionais e regionais buscam adaptar-se às mudanças como condição de sobrevivência. Se antes as empresas mudavam por iniciativa dos gestores na busca do crescimento, hoje, mudam, principalmente, para garantir sua permanência no mercado. Organizações que aprendem com seus erros e com os erros de outras organizações e utilizam-se sinergicamente do conhecimento individual de seus empregados, são mais capazes de antecipar-se aos problemas e monitorar as variáveis incontroláveis que afetam negativamente seu negócio. Por meio da aprendizagem organizacional, as empresas tornam-se bem sucedidas, pois são capazes de promover o estímulo, a criatividade e a inovação.
Descargas
Citas
ARGYRIS, C. & SCHÖN, D.A. Organizational Learning: a theory of action perspective. Reading, MA: Addison-Wesley, 1978
BASTOS A.V.B.; GONDIM S.M.G; & OUTROS. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. PORAD/UFPE:AMPAD: Recife, 2002.
CARDOSO, Leonor. Aprendizagem organizacional. Psycologica. Universidade de Coimbra: Coimbra, Portugal, 2000.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. S. Paulo: Campus, 1999
CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas. S. Paulo: Manole, 2008
DARWIN, Charles. Voyage D´um Naturaliste Autor Du monde. Paris, 1883.
FERNANDÉZ GATTI, María Andrea. Empresas de Rosario: un modelo de cambio basado en el aprendizaje. Tesis doctoral de Doctorado en administración. Facultad de Ciencias Económicas y Estadística. UNR: Rosario, Argentina, 2007.
FIOL & LELIS. Organizational learning. Academy of Management Review, vol. 10 nº 4, p. 803-813.
LUSSIER, Robert N., REIS, Ana Carla Fonseca e FERREIRA, Ademir Antônio. Fundamentos de administração: Tradução e adaptação da 4ª edição norte-americana; [tradução Guilherme Rocha Basílio e Marta Reyes Gil Passos]. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MACHIAVELLI, Niccoló. O príncipe. Hemus: S. Paulo, 1977.
MALANOVICZ, Aline. Aprendizagem organizacional. Porto Alegre, 2008. Disponível em htpp://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/946634
PRESSER, Nadi H. Como ocorre o processo de aprendizagem organizacional na formação de estratégias: o caso da Intelbras. Congresso Brasileiro de administração: Florianópolis – SC, 2000.
SENGE, P.M. A Quinta disciplina. Arte, teoria e prática da organização da aprendizagem. Nova Cultural: S. Paulo, 1990.
SHRIVASTAVA, P. A tipology of organizational learning systems of management studies. Vol. 20, nº 1, p 7-28, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.