Repensando as Posições de Gênero na Atualidade: dos sólidos à constante fluidez
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n2.853Keywords:
Gênero, modernidade, redes e híbridosAbstract
O presente trabalho tem por objetivo estudar as posições de gênero como processamentos fluidos, a partir do entendimento da atualidade como imersa em um constante estranhamento que esvazia qualquer pretensão de um “algo em estado sólido e puro”. Tal concepção se revela bastante diferenciada em relação a uma imagem moderna, na qual as relações de gênero se resumiriam a uma simples oposição hierárquica entre as masculino e feminino. Esse olhar oposicionista moderno registra uma dicotomia onde uma posição – fixa – se legitima perante a deslegitimação da outra – opositora e também fixa. A diferença não tem espaço senão como inimigo em um campo de batalha. Masculino e feminino, dentro de uma perspectiva moderna, configuram dessa forma, todo um jogo de oposições entre estruturas rigidamente delimitadas.
Downloads
References
BAUMAN, Z. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
FRIDMAN, L. C. Vertigens Pós-Modernas. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
HARAWAY, D. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: Silva, T. T. da (Org.). Antropologia do Ciborgue – as vertigens do póshumano. Belo Horizonte: Autêntica, pp. 37-129, 2000.
KUNZRU, H. “Você é um ciborgue”: um encontro com Donna Haraway. In: Silva, T. T. da (Org.). Antropologia do Ciborgue – as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, pp. 19-36, 2000.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Ed. 34, 1994.
NOLASCO, S. De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina em sociedades contemporâneas ocidentais. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
TARNAS, R. A Epopéia do Pensamento Ocidental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.