Avaliação dos efeitos da adição de trub na fermentação de uma cerveja do tipo Pilsen
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3085Keywords:
Fermentação, trub, levedurasAbstract
A cerveja é uma bebida alcoólica produzida através de um processo de fabricação dividido em 3 etapas: produção do mosto, fermentação/maturação e finalização. É na produção do mosto, mais especificamente na etapa de fervura, onde ocorre a formação do trub quente, um dos resíduos sólidos gerados no processo cervejeiro e no qual possui potenciais efeitos prejudiciais no que diz respeito a eficiência da fermentação e uma boa qualidade final da cerveja. Neste estudo foram analisados o teor alcoólico, viabilidade e crescimento celular bem como o decaimento de extrato na fermentação de uma cerveja do tipo Pilsen, a partir de variadas concentrações de trub. Com base nas análises observou-se um aumento no teor alcoólico, tendo para a concentração de 4 g/L de trub atingido o valor máximo de 6,95% (v/v), ultrapassando o grau alcoólico teórico de 6,83%. O crescimento celular também alcançou pontos elevados em relação ao controle, tendo um aumento de 36% a 40% para as concentrações utilizadas de 2 e 4 g/L, respectivamente. Dessa forma observou-se um aumento nos valores apresentados através das análises, conforme o aumento na concentração de trub, vindo a demonstrar um bom desempenho da sua utilização na fermentação. Cabe a realização de maiores estudos sobre seus efeitos negativos, especialmente a análise sensorial da cerveja resultante, como também a introdução de maiores concentrações de trub a fim de realizar um acompanhamento tendo em vista seu potencial eficaz na fermentação.
Downloads
References
ARAÚJO, F. B.; SILVA, P. H. A.; MINIM, V. P. R. Perfil Sensorial e Composição Físico-Química de Cervejas Provenientes de Dois Segmentos do Mercado Brasileiro. Ciênc. Tecnol. Aliment., v. 23, n. 2, p. 121-128, 2003.
BARCHET, R. Hot Trub: Formation and Removal. Brewing Techniques, v. 1, n. 4, 1993.
BORZANI, W. et al. Biotecnologia Industrial. São Paulo: Blucher, v. 1, 2001.
BRASIL. Decreto nº 9.902, de 8 de julho de 2019.Altera o Anexo ao Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, que regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalizaçã. Portal Oficial da Presidência da República do Brasil, 04 Junho 2019. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9902.htm#art1>. Acesso em: 27 ago. 2019.
DAS NEVES, L. C. M. Obtenção da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase utilizando Saccharomyces cerevisiae W303-181. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2003.
GIORGI, V. D. V.; JÚNIOR, J. D. O. C. A Produção Cervejeira como Patrimônio Intângivel. Cultura Histórica & Patrimônio, v. 3, n. 2, p. 140-164, 2016.
GOMES, M. J. D. S. Acompanhamento da densidade do mosto durante a fermentação de cervejas produzidas em uma cervejaria artesanal. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Rural do Semi-árido. Mossoró, p. 1-38. 2018.
INSTITUTO ADOLF LUTZ , I.A.L. Normas Analíticas do Instituto Adolf Lutz, Métodos físicos e químicos para análises de alimentos. 4º ed. ed. São Paulo: [s.n.], v. 1, 2008.
KÜHBECK, F. et al. Influence of Lauter Turbidity and Hot Trub on Wort Composition, Fermentation, and Beer Quality. Journal of the American Society Brewing Chemists, v. 64, n. 1, p. 16-28, 2006.
KÜHBECK, F. et al. Effect of hot trub and particle addition on fermentation perfomance of Saccharomyces cerevisiae. Enzyme and Microbial Technology, v. 41, p. 711-720, 2007.
LAURINTINO, T. N. S. et al. Simulação da Etapa Fermentativa do Processo Cervejeiro. XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Fortaleza: [s.n.]. 2016.
MILAGRES, F. C. O. Desenvolvimento e caracterização de cerveja artesanal com umbu. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, p. 1-35. 2019.
PAPAZIAN, C. The complete joy of homebrewing. 3ª. ed. New York: HarperCollins Publichers Inc., 2003.
ROSA, N. A.; AFONSO, J. C. A química da cerveja. Revista Química Nova, São Paulo, v. 37, p. 98-105, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.