Imagem, representações sociais e saúde: um olhar histórico sobre o Rio de Janeiro do fim do Império ao alvorecer da República
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2221Keywords:
imagem, ensino de ciências em saúde, representações sociais, livro didático, estudo em HistóriaAbstract
Sendo a imagem um importante recurso da comunicação, buscou-se criar uma oportunidade para os docentes e discentes, de nível médio, da área de saúde, através de uma análise histórica, demonstrar estratégias para a utilização de imagens no processo de construção do conhecimento, pois a leitura iconográfica, nos últimos anos, vem sendo aplicada em larga escala para a construção do conhecimento. Com isso demonstramos que o uso das imagens, geralmente citadas como mera ilustração, para um melhor aproveitamento, deveriam ser utilizadas como mais um instrumento de comunicação para aprimorar o estudo na área de ciências, como já vem ocorrendo em outros segmentos do conhecimento (Olim, 2010). Para tanto pretende-se discutir as representações sociais de imagens de saúde, e o seu papel histórico, no final do Império e no alvorecer da República, levantando-se, assim, o seguinte questionamento: quais as representações sociais das imagens de saúde do império e alvorecer da República? Daí questionar até que ponto o uso de imagens é um instrumento útil na formação do discente na área de ciência e saúde? É possível formalizar um letramento visual (Rocha,2008) de modo a contribuir, dentro do processo de formação de discentes na área de ciência e saúde, com recursos práticos para interpretar o universo visual do seu futuro espaço de trabalho? O desenho da pesquisa pauta-se nas dimensões Novikoff (2010), sendo de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental para criação de produto didático-pedagógico. Pesquisa de material de época, juntamente com material que corrobore a importância do estudo das imagens nos cursos de formação de profissionais da área de saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.