SCPA: software de gerenciamento de equipes de desenvolvimento utilizando metodologias ágeis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2172Keywords:
metodologia ágil, Scrum, gráfico de BurndownAbstract
Com o mundo da tecnologia em constante mudança, novos requisitos e alterações no modelo de negócio das empresas são solicitadas às equipes de desenvolvimento de software a cada instante, necessitando muita interação entre as pessoas e respostas rápidas para estas mudanças. Isto propiciou uma crescente adoção das metodologias ágeis de desenvolvimento de software, dentre elas destacando-se o framework Scrum, que tem como principais características, indivíduos e interações sobre processos e ferramentas, software funcionando sobre extensa documentação, colaboração dos clientes sobre negociação em contratos, respostas às mudanças sobre seguir um plano, características fundamentais para as organizações que buscam excelência no mercado da tecnologia da informação. Entretanto existem poucos softwares para desenvolvimento ágil no mercado e isso motivou o desenvolvimento de uma ferramenta customizada para a utilização do framework Scrum sendo denominada Software Colaborativo para Projetos Ágeis (SCPA). A ferramenta é voltada para equipes de desenvolvimento de softwares que buscam otimizar o tempo de gerenciamento e melhorar a qualidade dos produtos desenvolvidos. O SCPA permite fazer o controle efetivo de requisitos, chamados de histórias no contexto das metodologias ágeis, para o desenvolvimento de novos projetos de software e realizar suas devidas priorizações para cada iteração. Também inclui outros facilitadores, como a possibilidade de adicionar comentários, anexar arquivos, cadastrar e documentar testes de maneira individual para cada história, possibilitando ainda a opção de geração do gráfico de burndown, que é um indicador indispensável para equipes de desenvolvimento para monitoramento da produtividade, que poderá ser gerado a qualquer momento durante cada ciclo de desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.