Proposta metodológica de análise de microclima urbano por bandas termais do satélite Landsat
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2164Keywords:
ilhas de calor, temperaturade superfície, metodologiaAbstract
Com o desenvolvimento dos grandes centros urbanos uma interação entre o espaço físico construído e o ambiente natural é estabelecida, sendo esta apontada como responsável pelo fenômeno denominado ilhas de calor. A banda termal em imagens de satélite capta a energia térmica irradiada / emitida pela superfície alvo varrida pelo sensor infravermelho, sendo capaz de identificar o fenômeno supracitado. O objetivo do presente estudo visa identificar as metodologias utilizadas para extrair das imagens resultados do comportamento climático da superfície, sendo este parte preliminar na identificação de ilhas calor por imagens do satélite LANDSAT-5 TM e LANDSAT-7 ETM+. Desta forma, foram analisados artigos científicos do ano 2000 em diante, observando as diferentes metodologias utilizadas para obtenção dos resultados de temperatura da superfície. Para obtenção dos artigos foi utilizado o Google acadêmico, biblioteca do simpósio brasileiro de sensoriamento remoto e o Science Direct. Foram selecionados até o presente momento cinco trabalhos já publicados contendo informações sobre os fenômenos que influenciam na configuração do microclima urbano, onde observou-se diferentes metodologias empregadas pelos autores para obtenção da mesma em diferentes cenários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.