Projeto Rondon e relato social: a vida de pescadores na cidade de Primavera/PA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2162Keywords:
Projeto Rondon, pesca, Primavera, etnográficaAbstract
O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por fim viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. A Operação Açaí foi desenvolvida no Estado do Pará, no mês de julho do ano de 2012 e situada na cidade de Primavera, nordeste do estado. Na busca de conhecer suas características, bem como, cultura, economia e outras vocações, foi estudado e pesquisado etnograficamente a situação pesqueira da cidade em questão. O município de Primavera destaca-se na região Bragantina como um produtor de pescado, atividade que envolve um número considerável da população de baixa renda local, desenvolvida predominantemente de forma artesanal. A presente pesquisa consiste em uma Pesquisa qualitativa, pesquisa etnográfica que tem por objetivo a compreensão da cultura de um grupo de pessoas e entender os motivos de um determinado tipo de comportamento, análise holística ou dialética da cultura entendida com participação ativa dos atores sociais, dinâmica e modificadora. Para tanto foi realizado um estudo detalhado da qualidade de vida dos pescadores, os métodos de pesca mais empregados e de que forma o ecossistema local interage com está prática tão comum.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.