Caracterização microestrutural do revestimento anti-desgastante CDP (Castodur Diamond Plate)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2112Keywords:
desgaste, revestimento CDP, caracterização microestruturalAbstract
Nota-se um interesse cada vez maior na otimização econômica dos processos de produção, sendo que a cada dia é dada uma maior atenção a todos os fatores que interferem nos custos, na qualidade final do produto e no meio ambiente. Neste contexto pode-se mencionar o desgaste, o qual é um fenômeno que pode causar danos consideráveis nos componentes de equipamentos industriais. O desgaste pode ser definido como a degradação da superfície do componente ou do equipamento, geralmente envolvendo remoção progressiva do material, como resultado de processos tribológicos. O desgaste representa um dos principais fatores de depreciação de capital e de fontes de despesas com manutenção, influenciando nos custos diretos de produção devido às necessidades de reposição ou recuperação de peças desgastadas. O desgaste também influencia nos custos indiretos de produção, pela necessidade de superdimensionamento de componentes e pelas limitações na produção devido a equipamentos deteriorados, alem de interrupções muitas vezes imprevistas nas linhas de produção. Um método de combate a este fenômeno e a deposição de uma liga especial na superfície sujeita a deterioração, sendo conhecido tecnicamente como aplicação de revestimento anti-desgaste. Isto pode ser obtido pela aplicação de cordões de solda na superfície, ou pela aplicação de placas metálicas protetoras, revestidas com componentes resistentes ao desgaste, denominando-se revestimento duro. A microestrutura tem um papel fundamental no comportamento e desempenho anti-desgaste do revestimento, sendo que neste trabalho a microestrutura do revestimento CastoDur Diamond Plate – CDP é caracterizada através de técnicas metalográficas e de dureza O revestimento anti-desgaste CastoDur Diamond Plate – CDP é aplicado por soldagem sobre placas de aço carbono, sendo indicado principalmente para proteção contra o desgaste abrasivo e erosivo. Devido à composição química deste revestimento associada, ainda, à técnica de aplicação utilizada, microestruturas complexas podem ser obtidas, o que irá definir o desempenho do revestimento quando submetido a condições de desgaste. Os resultados obtidos até o momento apresentaram uma microestrutura diversificada composta por uma matriz e constituintes dispersos, provavelmente carbonetos, portando, ainda, uma elevada dureza.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.