Análise do mecanismo de formação do cavaco do aço inoxidável Duplex Uns S31803 (Saf 2205) como recebido por meio do processamento de imagens digitais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2093Keywords:
usinagem, análises de cavaco, processamento de imagensAbstract
O objetivo deste trabalho foi analisar o mecanismo de formação dos cavacos gerados do processo de fresamento do aço inoxidável dúplex UNS S31803 (SAF 2205) no estado como recebido (laminado). A usinabilidade dos aços inoxidáveis é substancialmente diferente da usinabilidade dos aços carbonos e outras ligas. Em vários aspectos, a maioria dos aços inoxidáveis são mais difícil de usinar. A dificuldade de usinagem aumenta com o teor de elementos de liga, desgastando de forma intensa as ferramentas e reduzindo a qualidade de acabamento superficial. Carbonetos abrasivos presentes nos aços inoxidáveis altamente ligados causam rápido desgaste nas ferramentas. Por isso, torna-se importante identificar a relação entre os parâmetros de usinagem com o mecanismo de formação de cavacos, já que os cavacos são os resultados de um processo de fabricação em geral. A dificuldade de entender o mecanismo de formação dos cavacos se dá pela complexidade das teorias envolvidas. A matemática que envolve esse fenômeno é complicada. Além disso, uma micrografia não representa um processo em geral. Esse trabalho propõe o estudo das imagens digitais das micrografias dos cavacos gerados por cada passe por meio de um programa de processamento digital de imagens de domínio público chamado de Image J. As microestruturas reveladas pelo processo de metalografia dos cavacos foram processadas e calibradas para as análises. Os estudos propostos que podem ajudar a entender o mecanismo foram: a determinação dos tamanhos, orientações dos grãos, e tamanho das porções de formação dos recalques dos cavacos. A rotina desenvolvida ajuda a dispensar os cálculos inerentes da norma da ABNT de medida de tamanho de grão, concluindo que pode tornar assim uma ferramenta alternativa de análises das propriedades envolvidas nos processos de fabricação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.