Programa de rádio “Fala, Mestre”
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2073Keywords:
professor, rádio, músicaAbstract
Este trabalho apresenta a experiência de uma produção radiofônica envolvendo a interação entre professor e aluno. O diferencial desse programa da Rádio UniFOA é que a cada edição os professores surpreendem os alunos quando apresentam o gosto musical que cada um tem. Assim, o Fala, Mestre conquistou audiência e está se transformando em um programa fundamental para integração da acadêmica. Criado em julho de 2011 com a ideia de ser um programa de rádio, para veicular na Web Rádio UniFOA. Foi a partir daí que criamos uma proposta de conhecer melhor os professores através da música, afirma Diogo Veloso, acadêmico do 2º ano de Publicidade e Propaganda do UniFOA. A próxima etapa foi montar um pré-projeto. Visando mostrar as experiências já vividas pelos professores, à descoberta de seu gosto musical, de que forma a música o levou para a comunicação ou não o influenciou. Falando de sua infância até os dias atuais, fazendo assim um elo entre passado e presente. As primeiras entrevistas e as idas ao estúdio, como éramos alunos do primeiro ano da faculdade nos sentimos perdidos por não saber operar os instrumentos da rádio, mas a partir do contato com os estagiários de outros períodos foi possível criar o “FALA, MESTRE” que veio para ajudar nessa interação entre mestres e alunos. O programa é desenvolvido pelo método de entrevista, onde entrevistado e entrevistador interagem de forma espontânea e clara, dando a ideia que é apenas uma conversa informal e que o ouvinte esta, de certa forma, participando. Durante o desenvolvimento do programa a intenção é que o entrevistado conte suas histórias, fazendo dele a parte principal da entrevista. Sempre é importante ter novos desafios na área em que estudantes e encontramos no rádio uma opção para ampliar o leque de trabalhos que podemos desenvolver. Esse programa conseguiu fazer uma possível aproximação dos professores, que também ficaram surpreendidos com a produção ainda no início do curso. O trabalho foi apresentado no Congresso EXPOCOM da região Sudeste e ficou entre os finalistas das melhores produções acadêmicas em evento realizado na Universidade Federal de Ouro Preto. O acadêmico Diogo Veloso apresentou o áudio do programa e defendeu o projeto inscrito no congresso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.