Práticas de gestão em ensino de ciências da saúde - uma proposta de metodização
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1992Keywords:
gestão, diretrizes curriculares, acreditaçãoAbstract
A gestão hospitalar há muito vem buscando um modelo ideal. Considerado o primeiro administrador hospitalar, o italiano Camilo de Lellis, declarado pela Igreja Católica como o padroeiro dos hospitais, doentes e profissionais de saúde, faleceu em 14 de julho de 1614, sendo o dia 14 de julho instituído pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares como o dia nacional do Administrador Hospitalar. Apesar de tanto tempo decorrido, em nosso país pouco se evoluiu sobre gestão na área da saúde, é muito grande a carência de gestores, pois nossa diretriz curricular é muito voltada para formação técnica do profissional, preocupada em formar bons profissionais, porém com pouca ou nenhuma capacitação em gestão. Assim, a proposta deste estudo é construir um instrumento que avalie as teorias de gestão desenvolvidas nos cursos de ciências da saúde, com o intuito de elaborar uma ferramenta norteadora, de forma a capacitar os futuros profissionais de saúde. Para tanto, será elaborado uma pesquisa quali-quantitativa com os discentes dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física, da Fundação Oswaldo Aranha. A pesquisa será elaborada em conformidade com as Diretrizes Curriculares e o Sistema Brasileiro de Acreditação Hospitalar, determinado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Posteriormente será elaborado um instrumento educacional, de consulta, de forma a dar suporte nas capacitações discentes e profissionais de saúde sobre o conhecimento nas boas práticas de gestão na área de Saúde, visando os conceitos estabelecidos pela ONA.
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