Evidências sobre a influência do cuidado de enfermagem na prevenção da infecção puerperal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1850Keywords:
infecção puerperal, prevenção, enfermagemAbstract
Este estudo teve como objeto produções de enfermeiros sobre prevenção da infecção puerperal, referentes ao período de 2001 a 2011. Os objetivos deste estudo foram: Realizar um levantamento de produções de enfermeiros brasileiros que abordem a temática infecção puerperal e prevenção através dos cuidados da enfermagem, caracterizar, apontando os principais aspectos encontrados e destacados nessas produções. Estudo quanti-qualitativo e exploratório. O levantamento bibliográfico foi realizado no banco de dados: Banco de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino Americana e Do caribe de Informação em Ciências e Saúde (LILACS), Sistema Scientific Eletronic Library On-line (SCIELO) e revistas de enfermagem indexadas, acessados através do BIREME. Respeitados os critérios de exclusão, foram selecionadas 2 produções científicas. Nenhuma temática apresentou prevalência, sendo encontrados as temáticas “Prevenção e controle” e “Causas”. À título de conclusão pôde-se perceber que o enfermeiro brasileiro produziu pouco material científico a respeito do tema infecção puerperal e de sua prevenção no período de 2001 a 2011, mesmo sendo considerada a quarta maior causa de morte materna no Brasil. Feito o referencial teórico deste trabalho de conclusão de curso, entendeu-se que a leitura de produções feitas por outros profissionais também são de relevância para adquirir conhecimento do assunto em questão. Mesmo a produção científica de enfermeiros sobre a temática abordada neste artigo sendo baixa, o material encontrado foi de grande relevância para este estudo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.