Primeira ocorrência de dois gêneros isópodes parasitos (Isopoda: Flabellifera: Cymothoidae) para o Brasil e redescrição de Anilocra Atlantica Schioedte & Meinert, 1881
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1754Keywords:
Crustacea, Ceratothoa, Mothocya, ectoparasitasAbstract
A família Cymothoidae é composta por crustáceos isópodos exclusivamente ectoparasitos em peixes marinhos, dulcícolas ou de água salobra. A maioria das espécies ocorre em águas rasas de regiões tropicais e subtropicais. Comumente são encontrados nas cavidades bucais e brânquias de seus hospedeiros. São caracterizados por apresentar antenas e antênulas sem uma clara distinção entre o pedúnculo e o flagelo, maxilípede com palpo 2-articulado, e pereópodos 1-7 preênseis, com dáctilos robustos em forma de gancho. Analisando espécimes de peixes adquiridos de pescadores artesanais ao longo da costa do Estado do Rio de Janeiro, encontraram-se indivíduos de três espécies de Cymothoidae. Uma fêmea de Mothocya sp. de 22 mm foi encontrada em um espécime de merluza, Merluccius hubbsi Marini, 1933, coletado em março de 2009. Dois indivíduos de Ceratothoa sp., 1 macho de 16 mm e uma fêmea de 30 mm, foram encontrados em uma corvina, Micropogonias furnieri Linnaeus, 1766, em outubro de 1999. Por último, foram encontrados dois espécimes de Anilocra cf. atlantica Schioedte & Meinert, 1881, 1 macho de 17 mm, em pescada, Larimus breviceps Cuvier, 1830, e 1 fêmea também de 17 mm, em um dourado, Coryphaena hippurus Linnaeus, 1758, em setembro de 2011. Os espécimes foram fotografados, dissecados e ilustrados. Todo o material está temporariamente depositado na coleção do Laboratório de Zoologia do UniFOA, conservado em etanol 70%. Este é o primeiro registro dos gêneros Ceratothoa e Mothocya para o Brasil, além do primeiro registro de A. atlantica após sua descrição original.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.