O Que Há de Crítica na Formação “Crítica”? Uma Análise de Dois Cursos de Graduação em Administração no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.111Keywords:
Teoria Crítica, Ensino Superior, Cursos de AdministraçãoAbstract
O objetivo deste artigo é fazer uma análise da disciplina Teoria Geral da Administração nos cursos de graduação em Administração, no que diz respeito ao ensino da Teoria Crítica e dos Estudos Críticos. Para o embasamento teórico, fez-se necessária uma breve contextualização sobre a Teoria Crítica, os Critical Management Studies (CMS) e sobre o ensino superior em Administração no Brasil. A metodologia utilizada no estudo incluiu a realização de entrevistas semi-dirigidas com coordenadores de cursos de Administração. A partir da análise verificou-se que as instituições pesquisadas apresentam realidades distintas quanto à formação crítica dos seus alunos.
Downloads
References
AKTOUF, O. Administração e Teorias das Organizações Contemporâneas: Rumo a um Humanismo-Radical Crítico? In: Organizações & Sociedade, 8 (21), 2001. P. 13-33.
ALVESSON, M., & DEETZ, S. Doing Critical Management Research. London: Sage Publications, 2000.
ALVESSON, M. Teoria Crítica e Abordagens Pós-Modernas para Estudos Organizacionais. In: CLEGG, S.; HARDY, C.; NORD, W. (orgs.). Handbook de Estudos Organizacionais. (Vol. 1, cap. 8). São Paulo: Ed. Atlas. 2006. P. 226-264
ALVESSON, M.; BRIDGMAN, T; WILMOTT. H. Introduction. In: ALVESSON, M.; BRIDGMAN, T; WILMOTT. H. The Oxford Handbook of Critical Management Studies. London: Oxford University Press. 2009. P. 1-28
ANDRADE J. A. Estudos Organizacionais Críticos: uma Jornada na Guerra das Estrelas. Anais do XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Set. 2007.
ANDRADE, R.O.B.; ABREU, J.A.R. (orgs.). Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidade de Trabalho do Administrador. Brasília: Conselho Federal de Administração. 2006.
ANDRADE, R.O.B.; AMBONI, N. Teoria Geral da Administração. Das Origens às Perspectivas Contemporâneas. São Paulo: Ed. Campus Elsevier. 2009
BARCELLOS, R.M.R. ; DELLAGNELO, E.H. L ; SALIES, G.P. Universidade, sociedade e formação do administrador : uma reflexão necessária. Administração : Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro v.12 n4. Out/Nov/Dez 2011. P.671-696.
BAUMANN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2001
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus Elsevier. 2000.
CHIAVENATO, I . Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus Elsevier. 2004.
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA). História da Profissão. Disponível em: http://www.cfa.org.br/arquivos/selecionaitem.php?p=selecionaitem.php&coditem=174. Acesso em: Recuperado em 28 de junho de 2013, de
DAFT, R. Administração. Rio de Janeiro: LTC. 2002.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Ed. Bookman/Artmed. 2009
GABRIEL, Y. Organizing Words. London: Oxford University Press. 2008
MAXIMINIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Ed. Atlas. 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Resolução n.º 4, de 13 de julho de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf. Acesso em: 28 de junho de 2013
MORAIS, L. L. P. O Ensino da Evolução das Teorias em Organizações através de Manuais. Anais do XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2007.
MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Editora Atlas.1999
MOTTA, F.A.P. Teoria Geral da Administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira.
PAULA, A.P.P ; RODRIGUES, M.A. Pedagogia Crítica no Ensino da Administração:
Desafios e Possibilidades. Anais do XXX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Salvador, BA, Brasil, 2006.
PAULA, A.P.P. Teoria Crítica nas Organizações. São Paulo: Thomson Learning.2008.
RAMOS, A.G. A Nova Ciência das Organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Ed. FGV. 1999.
ROBBINS, S.P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva. 2000.
SARAIVA, L. A. S. O túnel no fim da luz: a educação superior em administração no Brasil e a questão da emancipação. Anais do XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2007.
SCHERER, A.G. Critical Theory and its contribution to Critical Management Studies. In: M. ALVESSON, M.; BRIDGMAN, T; WILMOTT. H. The Oxford Handbook of Critical Management Studies. London: Oxford University Press. 2009. P. 29 – 51
SILVA, R.O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2001.
SIQUEIRA, W. A Pedagogia da Planilha. Disponível em: http://www.admnews.com.br/artigos/academico/a-pedagogia-da-planilha/68442/. Acesso em 28 de junho de 2013
STONER, J. Administração. Rio de Janeiro: LTC. 2002.
SCHWARTZMAN, J.; SCHWARTZMAN, S. O ensino superior privado como setor econômico. Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 10, no. 37, 2002. p. 411-440.
VIEIRA, M.M.F.; CALDAS, M.P. Teoria Crítica e Pós-Modernismo: Principais alternativas à hegemonia funcionalista. In: CALDAS, M.P.; BERTERO, C.O. Teoria das Organizações. Série RAE-Clássicos. Rio de Janeiro: Ed. FGV. 2006. P. 291-312
WOOD Jr. T. Abaixo o Pop Management! Um guia prático para a sobrevivência na selva empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.