Análise Aerodinâmica e Térmica de uma Câmara de Combustão anular de Turbinas a Gás Utilizando CFD

Autores

  • Lucilene de Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • Marco Antonio Rosa do Nascimento Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n9.928

Palavras-chave:

Dinâmica de Fluido Computacional, Câmara de Combustão, Aerodinâmica, Temperatura

Resumo

Para a solução de problemas complexos da engenharia e da física, têm sido utilizadas técnicas numéricas, graças ao grande desenvolvimento de computadores de alta velocidade e capacidade de armazenamento. O engenheiro utiliza três ferramentas para o desenvolvimento de projetos e análise de problemas, são elas: métodos analíticos, numéricos e experimentais. Os métodos analíticos e numéricos formam a classe dos métodos teóricos, pois objetivam resolver as equações diferenciais que formam o modelo matemático, sendo a complexidade das equações, a diferença entre eles. Com relação à experimentação em laboratório, esta tem a vantagem de se tratar com uma configuração real, porém, nem sempre é possível ou viável devido ao altíssimo custo e, algumas vezes, não poder ser realizada por motivos de segurança. Os resultados obtidos com as simulações, são usados para obter importantes informações durante a fase do projeto ou otimização de equipamentos industriais. Sua utilização gera resultados de confiança a um baixo custo, devido ao número reduzido das experiências, como também a oportunidade de desenvolver novos produtos e de executar muitas simulações antes de sua produção. Este trabalho visa apresentar resultados da aerodinâmica de câmaras de combustão, como também a análise temperatura, utilizando uma ferramenta de CFD (Dinâmica Fluida Computacional), através do software CFX.

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Publicado

27-03-2017

Como Citar

RODRIGUES, Lucilene de Oliveira; NASCIMENTO, Marco Antonio Rosa do. Análise Aerodinâmica e Térmica de uma Câmara de Combustão anular de Turbinas a Gás Utilizando CFD. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 9, p. 13–22, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n9.928. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/928. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias