A Influência da Marca nos Postos de Abastecimento de Combustíveis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.892Palavras-chave:
Combustíveis, Postos com Bandeira, Qualidade, PreçoResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o processo decisório do consumidor com relação aos novos critérios de escolha referente à qualidade e preço da gasolina nos postos de abastecimento de combustíveis. A flexibilização proporcionada pela desregulamentação possibilitou a opção para os postos de combustíveis permanecerem vinculados ou não as distribuidoras que lhes deram a bandeira. Aqueles que optaram por se desvincular das distribuidoras propiciaram o surgimento de uma nova classe de ofertadores denominados bandeira branca. A pesquisa foi realizada com consumidores em postos com e sem bandeira no município de Volta Redonda-RJ. Para testar se a atitude dos consumidores com relação a estas duas classes de postos apresentou comportamento distinto, optou-se em adotar a metodologia de análise da variância. Os resultados demonstraram que aqueles que optam por postos com distribuidores tradicionais buscam qualidade superior do produto, enquanto aqueles que optam por postos com bandeira branca privilegiam os preços baixos.
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