O Ato Sarbanes-Oxley e o Impacto sobre a Governança de TI das Corporações
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n2.890Palavras-chave:
Governança, Auditoria, Informação, Controle, ResponsabilidadeResumo
Cada empresa é diferente em sua operação e abordagem filosófica, o que nos leva a reconhecer a importância da análise apropriada das circunstâncias de controle específicas apresentadas por cada ambiente corporativo. Este ambiente encontra-se cada vez mais apoiado na tecnologia, apresentando-se em constante mutação e exigindo formas cada vez mais ágeis e flexíveis no gerenciamento dos recursos. Num cenário de extrema competitividade, as novas estratégias de negócios estão cada vez mais associadas à área de Tecnologia da Informação, entretanto, sem um conhecimento detalhado da estrutura existente e das práticas gerenciais em vigor é impossível tecer recomendações apropriadas para um ambiente de trabalho específico. Neste contexto, o Ato Sarbanes-Oxley afeta as empresas, tornando-se um requisito que exige dos administradores um nível elevado de entendimento das mudanças nos mecanismos e processos empresariais que este Ato acarreta sobre cada corporação. Este artigo tem como objetivo apresentar os efeitos do Ato Sarbanes-Oxley sobre a governança de TI e mostrar como os colaboradores de uma corporação são afetados em algum nível por ele.
Downloads
Referências
DELOITTE. Lei Sarbanes-Oxley: Guia para melhorar a governança corporativa através de eficazes controles internos. Disponível em http://deloitte.com.br>. Acesso em 08 out. 2005.
FAGUNDES, Eduardo Mayer. A lei Sarbanes-Oxley e seu impacto em TI. Artigo disponível em: <http://www.efagundes.com/artigos/Sox_e_o_impacto_em_TI.htm>. Acesso em: 08 set. 2006.
LAHTI, Christian B., PETERSON, Roderick. Sarbanes-Oxley – Conformidade TI usando COBIT e ferramentas open source; tradução de Aldir José Coelho. AltaBooks, Rio de Janeiro, 2005.
NEXT GENERATION CENTER. Módulo Governança de TI. Disponível em: <http://www.nextg.com.br/br/modulo.aspx>. Acesso em: 18 set. 2005.
PEIXOTO, Rodney de Castro. Implicações da Lei Sarbanes-Oxley na Tecnologia da Informação. Disponível em: <http://www.wirelessbrasil.org/wirelessbr/colaboradores/rodney_peixoto/sarbanes_oxley.htm l>. Acesso em 08 set. 2006.
SARBANES, P., OXLEY, M. Sarbanes-Oxley Act of 2002. Disponível em <http://www.findlaw.com>. Acesso em 08 jul. 2006.
SOUZA, Almir Ferreira, FRAGA, Rodrigo Mariti. Governança Corporativa: Efeitos decorrentes da vigência da Sarbanes-Oxley Act nas empresas brasileiras. Artigo disponível em . Acesso em 07 set. 2006.
WEILL, Peter, ROSS, Jeanne W., Governança de TI, Tecnologia da Informação; tradução de Roger Maioli dos Santos. M Books do Brasil, São Paulo, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.