Identificação por Radiofrequência: Aplicações e Vulnerabilidades da Tecnologia RFID
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n2.889Palavras-chave:
Identificação, Radiofrequência, Aplicação, Vulnerabilidade, SegurançaResumo
Uma das novidades tecnológicas mais controvertidas no momento é a tecnologia RFID, acrônimo de Identificação por Rádio Frequência (Radio Frequency Identification), que representa uma evolução em termos de tecnologia para computação embarcada e que vem sendo cada vez mais utilizada em conjunto com outras tecnologias de identificação automática e as redes de computadores nos setores onde há necessidade de rastreamento e coleta de dados, como transportes e logística, indústria, comércio e segurança. Apesar das grandes vantagens apresentadas, tal tecnologia pode trazer também grandes problemas aos seus usuários dependendo da forma como é aplicada. Este artigo tem como objetivo apresentar um breve histórico do desenvolvimento e funcionamento da tecnologia RFID, abordando com maior profundidade suas aplicações, vantagens e fragilidades, bem como as alternativas para contornar os problemas decorrentes de sua aplicação.
Downloads
Referências
FINKENZELLER,Klaus. RFID Handbook: Fundamentals and Applications in Contactless Smart Cards and Identification. 2 ed. New York: John Wiley & Sons, Ltd., 2003.
GARFINKEL, Simson, ROSENBERG, Beth. RFID: Applications, Security, and Privacy. 1 ed. New York: Addison Wesley, 2005.
RIEBACK, Melanie, CRISPO, Bruno, TANENBAUM Andrew C. Is your cat infected with a computer virus? In Pervasive Computing and Communications. Pisa, Itália: IEEE, IEEE Computer Society Press., 2006.
PINHEIRO, José Maurício S. Identificação por Radiofreqüência. Revista PC’s Redes e Internet, vol 2, nº 17, pág 61-66, São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.