O perfil dos critérios de seleção para residência em clínica médica
Palavras-chave:
Currículo, Atividades, Residência médica, Clínica médicaResumo
Avaliações teórico-práticas estão sendo aliadas à análise das atividades extracurriculares nos processos de seleção para residência em clínica médica na maioria das instituições de ensino no sudeste do país. Avaliar a importância das atividades extracurriculares com seus pesos correspondentes para o ingresso em residência médica. Estudo transversal com uma amostra de 42 instituições analisadas através de seus editais divulgados nos anos de 2009 e 2010. Variáveis avaliadas: provas teóricas, provas práticas e análise curricular. A análise curricular foi dividida em 3 setores. Houve uma predominância na avaliação do primeiro setor (instituição de ensino de origem do candidato) nas instituições do estado de São Paulo. Os critérios que prevaleceram foram a “duração do internato” (42,85%) e “hospital escola próprio” (35,71%). O peso dado ao setor variou de 3 a 10 pontos no estado de São Paulo e teve peso zero nos outros estados. No segundo setor (curriculum vitae) houve uma variação de pesos entre 3 a 10 pontos. O critério de “Participação em congressos e cursos de extensão, liga acadêmica, assistência médica e estágios supervisionados, pesquisa e produção científica e envolvimento institucional” estão presentes em 100% das instituições. “Monitorias” e “Publicação de trabalhos completos em periódicos”, estão em 78,57% das instituições. “Língua Estrangeira” está presente em 5 instituições do estado de São Paulo (35,71%) e em todas de Minas Gerais (14,28%). No terceiro setor (arguição) houve uma predominância no estado de São Paulo com pesos variando de 3 a 10 e em uma instituição carioca com peso 4. Apesar da Comissão Nacional de Residência Médica priorizar o conhecimento teórico do candidato, a realização de atividades extracurriculares são de grande importância para o processo seletivo, pois propiciam meios para o desenvolvimento das competências necessárias para a formação profissional, sendo essas: cognitiva, interpessoal e humanitária
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