CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO DE ALTO IMPACTO (HIPS) REFORÇADOS COM FIBRAS DE COCO VERDE PARA EVENTUAL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Autores

  • Gilmara Brandão Pereira UniFOA/MEMAT Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 Três Poços Volta Redonda/RJ CEP: 27240-560
  • Glayce Cassaro Pereira UniFOA/MEMAT Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 Três Poços Volta Redonda/RJ CEP: 27240-560
  • Kelly Cristina Coelho de Carvalho Benini UNESP/FEG Grupo de Fadiga e Materiais Aeronáuticos Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333 Portal das Colinas Guaratinguetá/SP CEP: 12516-410
  • Cirlene Fourquet Bandeira UniFOA/MEMAT Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 Três Poços Volta Redonda/RJ CEP: 27240-560
  • Sérgio Roberto Montoro (1) UniFOA/MEMAT Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 Três Poços Volta Redonda/RJ CEP: 27240-560 (2) FATEC PINDAMONHANBAGA Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias, 4010 Água Preta Caixa Postal 01 Pindamonhangaba/SP CEP: 12445-010 http://orcid.org/0000-0002-9272-3278

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n34.417

Palavras-chave:

Dureza Shore A, Massa Específica, Resistência ao Impacto, Fibra de coco verde, HIPS.

Resumo

Estudos estão sendo realizados para geração de produtos que reduzem o impacto ambiental. Dentre esses estudos, a obtenção de compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais vem se destacando. Um exemplo desse tipo de compósito é o reforçado com fibras de coco verde, uma vez que a geração de resíduos provenientes do coco vem aumentando devido principalmente à industrialização da água de coco no Brasil.

Esse trabalho tem como objetivos processar compósitos poliestireno de alto impacto (HIPS) reforçados com fibras de coco verde e verificar sua possível aplicação na indústria automobilística. Para isso, foram preparadas amostras de compósito de HIPS reforçados com fibras de coco verde nas proporções 10, 20 e 30% em massa de fibra. Foram realizadas análises para determinação da massa específica, dureza Shore A e resistência ao impacto nos compósitos processados.

Constatou-se que os resultados de massa específica e da dureza Shore A não sofreram alterações devido à inserção das fibras de coco no HIPS. Entretanto, foi observado que a resistência ao impacto sofreu redução devido à inserção das fibras. Vale ressaltar que a diminuição da resistência ao impacto não inviabiliza a utilização do compósito HIPS/fibra de coco, uma vez que somente demonstra que este material pode ser empregado em peças que não são submetidos a grandes esforços mecânicos tais como as que compõem o interior de automóveis. Cabe ressaltar que o emprego de fibra de coco ao HIPS também objetiva reduzir custo relacionado ao consumo do polímero e também o reaproveitamento do resíduo (casca de coco verde) proveniente da fabricação de água de coco industrializada.

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Publicado

03-10-2017

Como Citar

PEREIRA, Gilmara Brandão; PEREIRA, Glayce Cassaro; BENINI, Kelly Cristina Coelho de Carvalho; BANDEIRA, Cirlene Fourquet; MONTORO, Sérgio Roberto. CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLIESTIRENO DE ALTO IMPACTO (HIPS) REFORÇADOS COM FIBRAS DE COCO VERDE PARA EVENTUAL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 34, p. 15–22, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n34.417. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/417. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

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