Compósitos de estireno e acrilonitrila (SAN) reforçados com pó de vidro
uma análise das propriedades mecânicas e reológicas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n53.4821Palavras-chave:
SAN, Compósitos, Propriedades Mecânicas, Índice de fluidezResumo
Diante da modernização tecnológica e responsabilidades socioambientais e de sustentabilidade, indústrias e grupos pesquisas vêm buscando cada vez mais inovações no desenvolvimento de novos produtos, buscando redução de custo e impactos ambientais. Diante desta visão, materiais a partir de rejeitos industriais vêm se destacando no mercado, aumentando o interesse, por exemplo, em desenvolver materiais compósitos reforçados com pó de vidro, ora considerado rejeito na indústria que fabrica de vidros. O objetivo geral do presente estudo foi o estudo da influência do teor de vidro nas propriedades mecânicas, reológicas e morfológicas de compósitos SAN (estireno e acrilonitrila). Foram realizadas as caracterizações mecânicas através de ensaios de tração e caracterização reológica via determinação do índice de fluidez dos compósitos. Nos ensaios de resistência a tração, verificou-se que a adição das porcentagens do pó de vidro ao SAN provocou uma diminuição significativa na resistência mecânica (tensão máxima), quando comparados ao SAN puro. Analisando os dados de dureza Shore D, notou-se que o pó de vidro adicionado ao SAN não acarretou significativas alterações nos valores apresentados na comparação do SAN puro com os compósitos. Verificou-se que a adição do pó de vidro ao SAN, a partir das análises de resistência ao impacto, quando comparados ao SAN puro, acarretou um aumento significativo na resistência ao impacto. A partir das análises de índice de fluidez a inserção de pó de vidro provocou uma redução aceitável no IF do SAN sendo possível manter sua utilização. Foi possível concluir que os compósitos estudados nesse trabalho podem ser considerados uma alternativa viável para aplicações diversas na indústria.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. V. S.; SILVA, F. L.; MOTA, I. O.; BANDEIRA, C. F.; MONTORO, S. R.; Caracterização mecânica de compósitos de estireno e acrilonitrila (SAN) reforçados com pó de vidro. Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba-SP, 2023.
BENINI, K. C. C. C. Desenvolvimento e caracterização de compósitos poliméricos reforçados com fibras lignocelulósicas: HIPS/fibra da casca do coco verde e bagaço de cana de açúcar. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2011.
HENRIQUES, L. Estudo das propriedades físicas e mecânicas de compósito de polipropileno de alta cristalinidade reforçado com talco para aplicações automotivas em ambientes de alta temperatura “under the hood”. Exame de Qualificação apresentado ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT, 2015.
MARINUCCI, G. Materiais Compósitos Poliméricos. Editora Artliber, São Paulo, 2011.
PAIVA, M. P.; SILVA, T. M.; TEIXEIRA, W. G. Análise técnica, econômica e financeira para criação de uma startup para produção de placas de circuito impresso a partir de compósitos de HIPS com pó de vidro. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção). Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, 2019.
PEREIRA, G. B. Caracterização de compósitos HIPS/fibra da casca do coco verde tratada e confecção de manual interativo para aplicação na indústria automobilística. Dissertação (Mestrado) – UniFOA / Mestrado Profissional em Materiais, 2016.
PEREIRA, G. C. Caracterização de compósitos HIPS/bagaço de cana e confecção de manual operacional para aplicação na indústria de Pet Shop. Dissertação (Mestrado) – UniFOA / Mestrado Profissional em Materiais, 2017.
ROSA, V. V. S. Compósitos de polietileno de alta densidade (PEAD) reforçados com biomassa da casca do açaí. Dissertação (Mestrado) – UniFOA / Mestrado Profissional em Materiais, 2019.
SAKAHARA, R. M.; Estudo da formação da fase cristalina Beta nos compósitos de polipropileno contendo anidrido maléico e carbonato de cálcio. 2012, 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
SILVA, A. Diniz R. Preparação e caracterização de um novo sistema vítreo multicomponente à base de óxido de boro. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais). Programa de Pós-graduação Interunidades em Ciências e Engenharia de Materiais, Universidade de São Paulo São Carlos, SP, 2013.
SILVA, F. L.; MARTINS, G. A. R.; FAGUNDES, L. S.; CAMPOS, L. B.; MESQUITA, R. O. Estudo da influência do teor de vidro nas propriedades mecânicas, reológicas e morfológicas de compósitos SAN (Estireno e Acrilonitrila). Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica). Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, 2023.
WORLD WIDE FUND FOR NATURE, WWF. Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acessado em 23 de novembro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.