Diagnóstico ambiental da poluição dos solos no bairro Volta Grande IV, Volta Redonda - RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n30.348Palavras-chave:
Passivo ambiental, resíduos, remediação de solos e metais pesados.Resumo
Atualmente a contaminação do solo se dá principalmente pela deposição inadequada de resíduos contaminados, causando danos a longo prazo e representando um risco eminente para o meio ambiente e também para o ser humano. Este trabalho propôs a investigação ambiental do solo na condomínio residencial do bairro Volta Grande IV, situado na cidade de Volta Redonda- RJ. Tal área foi utilizada como depósito de resíduos de siderurgia, classificados como resíduos perigosos segunda a NBR 10004 da ABNT. Após o encerramento do depósito, foi construído no local um conjunto habitacional que atualmente serve como residência para aproximadamente 200 famílias. Desta forma, o objetivo do trabalho foi realizar um estudo de caso do histórico de contaminação no bairro Volta Grande IV, além de diagnosticar a existência de metais pesados em solos presentes em áreas públicas ainda não impermeabilizadas. A determinação dos metais presentes em tais áreas seguiu a metodologia de digestão por água régia, especificada na ISO 11466/1995. Os metais selecionados para análise neste trabalho foram: chumbo (Pb), níquel (Ni), zinco (Zn) e cobre (Cu), estando estes, com exceção do Pb, acima dos valores de referência estabelecidos pela CETESB. Também foi determinado o pH das amostras de solo, os quais se apresentaram alcalinos em todos os pontos de coleta.Downloads
Referências
CETESB. Área contaminada. O que são áreas contaminadas. São Paulo: CETESB; 2005. Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/O-que-s%E3o-%E1%81reas-Contaminadas/1->. Acesso em: 23 mar. 2014.
EMBRAPA/CNPS. Manual de métodos de análise de solo. 2ª edição, Rio de Janeiro. 212p. 1997.
INTERNATIONAL STANDARD. Iso 11466: Soil Quality – Extraction of trace elements solube in aqua regia, 03-01, 1995.
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Ação Civil Pública Processo nº0023334-40.2012.8.19.0066. Agravante: Companhia Siderúrgica Nacional. Volta Redonda, RJ. 2012
MOREIRA, F. M. S.; SIQUEIRA, J. O. Microbiologia e Bioquímica do solo. Lavras: UFLA, 2002. 626p.
NICKOL DO BRASIL Ltda. Relatório Técnico: Investigação detalhada – Etapa1_NDB. Células de resíduos I e II e bairro residencial Volta Grande IV, localizadas no município de Volta Redonda – RJ. Cotia, SP, 2012. 187 p.
OLIVEIRA, C. Avaliação do potencial de contaminação de dois solos agrícolas com lodo enriquecido com Cd, Pb e Zn. Seropédica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1998. 188p. (Tese de Doutorado).
PEREIRA, A. C. C. Uso de Materiais Inertizantes e Crescimento de Espécies Arbóreas em Solo Contaminado por Metais Pesados Oriundos da Baía de Sepetiba – Itaguaí – RJ. 2009. 123 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.
RODRIGUES, A. C. D. Utilização de brachiaria decumbens na Fitoestabilização de Solos Contaminados por Metais Pesados Provenientes da Destruição de Munição. 2010. 67 f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2010.
SALDANHA, M. F. C. Avaliação de cinco tipos de abertura para determinação dos teores de ferro, manganês e zinco em alguns solos brasileiros. Pesq. and. CNPS, n.1, agosto 1997, p. 1-10.
SUN, B. Leaching of heavy metals from contaminated soils using EDTA. Enviromental Pollutions, v. 113, 111-120p., 2001.
TAVARES, T. M.; CARVALHO, F. M. Avaliação de exposição de população de populações humanas a metais pesados no ambiente: Exemplos do Recôncavo Baiano. Química Nova, v.2, 147-154 p., 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.