O uso de computadores de baixo custo para aplicação da metodologia de cenário de simulação em laboratório de voo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3471Palavras-chave:
Cenário de Simulação. Prática Inovadora de Aprendizagem. Currículo Baseado em CompetênciasResumo
Este trabalho trata da aplicação do cenário de simulação como metodologia ativa de aprendizagem nas disciplinas que compõem o currículo do Curso Superior de Tecnologia de Pilotagem Profissional de Aeronaves. A pesquisa surge de dois questionamentos dentro da educação superior: o uso das metodologias ativas e o currículo baseado em competências. A pesquisa envolve, basicamente, o uso do computador de baixo custo em laboratório de voo onde se criam situações reais em um ambiente virtual para aplicar a teoria. Essa prática inovadora de aprendizagem baseada em cenário de simulação em laboratório de voo, integrado a outras estratégias didáticas, motiva o discente e gera nele o sentido de responsabilidade sobre o seu aprendizado. Além da revisão bibliográfica sobre a metodologia no desenvolvimento das competências do aluno de pilotagem de aeronaves, essa pesquisa apresenta os dados coletados sobre a evolução do uso pelos docentes do laboratório de voo desde a sua criação, assim como sobre a aplicação da metodologia e a percepção dos discentes do CSTPPA quanto ao seu aprendizado. O próximo passo é mensurar a qualidade do desenvolvimento das competências no aprendizado dos discentes, e as diferenças na aplicação da metodologia por disciplina.Downloads
Referências
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