Produção de materiais reciclados como agente de transformação educacional e sócio-econômico na região da zona oeste do município do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3438Palavras-chave:
Reciclagem. Polímeros. Fibra de coco. Ensino médioResumo
A humanidade produz lixo em demasia e, infelizmente, não faz o uso correto do tratamento dos resíduos sólidos. Consequentemente, os aterros sanitários dos estados encontram-se sobrecarregados. A matéria orgânica, quando disposta em aterros sofre processo de decomposição anaeróbica resultando na formação de metano. O projeto Recicoco utiliza as cascas de coco e copos plásticos descartados inadequadamente para produção de ecomateriais, de acordo com os princípios da química verde. E promove a conscientização de alunos da rede pública de ensino, rede de artesãos, técnicos e professores da UEZO sobre a importância da reciclagem. As composições dos novos materiais estudados neste trabalho foram feitos com 40% de fibra de coco e 60% de material plástico. A resistência à tração do material produzido, em relação ao plástico virgem, foi 25% menor. Para estudar o ciclo de vida do ecomaterial foi realizado a simulação da degradação do material em solo. As micrografias confirmaram o tipo de fungo (Aspergillus flavus) desenvolvido sobre o material. A degradação do ecomaterial é iniciada pelo fungo Aspergillus flavus. Constatou-se importância deste projeto pelo relato da Rede de artesãos da Zona Oeste do Rio de Janeiro que teve um aumento na sua renda familiar através da venda de ecomateriais em feiras livres do bairro. Além disso, constatou-se que o ensino de educação ambiental, e ciências de materiais aos alunos do ensino médio permitiram aflorar os valores, as atitudes, os conceitos e as habilidades para transformá-las em ação com a esperança em criar trilhas para construir uma nova realidade.Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental, Institui a política Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Imprensa Oficial, 1999 Disponível em: www.planalto.gov .br/cciv il_03/Leis/L9795.htm Acesso em: 8 jun. 2019.
CASTOR, J. P. Modelos para Aproveitamento Técnico-Econômico do Endocarpo do Coco da Baía. [s.l.] Universidade de São Paulo, 1985.
CORNIERI, M. G.; FRACALANZA, A. P. Desafios do lixo em nossa sociedade. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 16, p. 57-64, jun. 2010. Disponível em: Acesso em: 21 mar. 2014.
FONTES, H. R.; FERREIRA, J. M. S. A cultura do coco. 1 ed. Brasilia: Embrapa Informação Tecnológica, 2006.
GAZZONI, F.; SCHERER, F. L.; HAHN, I. S.; CARPES, A. M.; DOS SANTOS M. B. O papel das IES no desenvolvimento sustentável: Estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria. Revista GUAL, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 48-70, 2018.
JACOBI, P. Cidade e meio ambiente. São Paulo: Annablume, 1999.
JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTE, C. (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997.
JACOBI, P. R.; TRISTÃO, M.; FRANCO, M. I. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. Cadernos Cedes, v. 29, n. 77, p. 63–79, 2009.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 118, p. 189-206, Mar. 2003.
KLEIN, J. Reciclagem é a resposta do setor do plástico para evitar banimento. Jornal do Comércio, 30 set. 2019.
LEAL FILHO, W.; MANOLAS, E.; PACE, P. The future we want: key issues on sustainable development in higher education after Rio and the UN decade of education for sustainable development, International Journal of Sustanability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 112-129, 2015.
LIM, K. P. P. Q. F.; CHEN, S. Synergistic effects of fillers on recycled polystyrene composites. Polymer Bulletin, v. 75, n. 3, p. 1185–1195, 2018.
LOUREIRO, C. F. Educação Ambiental Transformadora. Erechim: Editora Edifapes, 2004a.
LOUREIRO, C. F. B. Educar, Participar e Transformar em Educação Ambiental. In: Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, v. 1, n. 1, p. 13-20, 2004b.
MARQUES, L. Capitalismo e Colapso Ambiental. 2 ed. rev. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2016.
OLIVEIRA, A. D. Aplicação da metodologia Gaia aos resíduos sólidos de Rio Grande, Rio Grande, 1999.
PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (orgs.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998.
PENG, N. et al. Progress in Polymer Science Evolution of polymeric hollow fibers as sustainable technologies : Past , present , and future. Progress in Polymer Science, v. 37, n. 10, p. 1401–1424, 2012.
PHILIPPI JR, A.; ALVES, A. C.; ROMÉRO, M. de A.; BRUNA, G. C.(ed.). Meio ambiente, direito e cidadania. São Paulo: Signus Editora, 2002.
REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p. 43-50.
ROOS, A.; BECKER, E. L. S. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental REGET/UFSM, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012.
SIRQUEIRA, A. S. et al. Nitrigreen a Borracha Ecológica. Polímeros, v. 19, p. 10–13, 2009.
TAMAIO, I. A Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Campinas, 2000. Dissertação FE/Unicamp.
UDHAYASANKAR, R.; KARTHIKEYAN, B. Preparation and properties of cashew nut shell liquid-based composite reinforced by coconut shell particles. Surface Review Letters, v. 26, n. 4, p. 1–17, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.