Perspectivas da ética em pesquisa: o repensar para o futuro do sistema normatizador brasileiro

Autores

  • Dartel Ferrari Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0002-3633-9458
  • Lohran Anguera Lima Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Departamento de Ortopedia e Traumatologia

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3335

Palavras-chave:

Comitê de ética. Formação continuada. Pesquisa científica. Produção do conhecimento. Sistema CEP/CONEP.

Resumo

Os comitês brasileiros de ética em pesquisa com humanos têm sido convidados a repensarem algumas de suas práticas. Este artigo apresenta como objetivo analisar alguns desafios para fortalecer a governança operacional do sistema CEP/CONEP que possibilitem avançar na operacionalização das demandas de seus membros, das instituições proponentes de pesquisa, dos pesquisadores e dos participantes de pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa narrativa. O texto inicia com a normatização que orienta a análise ética de pesquisas com humanos. Em seguida, reflete sobre algumas barreiras que limitam a efetivação do controle da ética, realçando a necessidade da formação e treinamento continuado dos avaliadores, o diálogo entre os atores envolvidos na pesquisa, a ação do controle social e as assimetrias no sistema, encerrando com destaques sobre a responsabilidade ética das instituições promotoras de pesquisas com humanos. Conclui-se que a garantia da governança dentro de um sistema em expansão e a qualidade e a celeridade da análise dos projetos de pesquisa dependem de ações sincronizadas da capacitação continuada, do fortalecimento do diálogo entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e na diminuição das assimetrias entres os CEP e entre membros de um mesmo CEP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Fisioterapia (1983), Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista (Residência) em Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO). Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física. Tutor EaD. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa CEP-Unioeste. Avaliador do Sistema BASis (MEC/INEP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Lohran Anguera Lima, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Departamento de Ortopedia e Traumatologia

Médico formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Ortopedista e traumatologista pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Integrou a equipe médica do campeonato mundial de surfe (WSL) no Rio de Janeiro (2012 e 2013). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da North American Spine Society (NASS) e da AOSpine.

Referências

BINSFELD, P. C. Desafios atuais do sistema CEP/CONEP. Formação Continuada dos Comitês de Ética em Pesquisa do RS, SC, PR, Joinville, 2018.

BLANCHET, P. La réflexivité comme condition et comme objectif d'une recherche scientifique humaine et sociale. Dans Cahiers de sociolinguistique. Paris, v.1, n.14, p 145 – 152, 2009. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-cahiers-de-sociolinguistique-2009-1-page-145.htm. Acesso em: 03 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conheça a Conep. Brasília (DF), 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/conheca_conep_comissao_nacional_etica.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

BRASIL. Ministério Da Saúde. Manual de Usuário: Pesquisador. [Internet]. Disponível em: http://www4.pucsp.br/cometicasorocaba/download/Manual-de-pesquisador.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

BRASIL. Resolução N.453 do CNS de 10 de maio de 2012. Institui as diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 jun. 2012. Seção 1, p. 138.

LIMA, D. F. A cumplicidade entre os comitês de ética em pesquisa em seres humanos e as ações investigatórias. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rondon, v.8, n.14, p.97-102, 2009. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2161/2063. Acesso em: 26 jan 2019.

LIMA, D. F.; MALACARNE, V. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos: reflexões a partir das experiências da UNIOESTE – ciência e educação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.11, n.2, p.175-205, dez. 2009. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_788088c219_0007777.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

LYET, P.; MOLINA, Y. Épistémologie éthique dans un espace interprétatif partagé et négocié. Le cas d'une recherche conjointe québéco-française. Québec, v. 59, n. 1-2, p. 225-241, 2018. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/rs/2018-v59-n1-2-rs03975/1051432ar/. Acesso em: 03 jan. 2019.

NUNES, F. G. Desafios da pós-graduação: articulação entre ensino, pesquisa e extensão e diálogo com outras formas de produção do conhecimento. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 12, n. 1, p. 23-35, 2017.

PESSANO, E. F. C.; LANES, K. G.; LANES, D. V. C.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. L. A contextualização como estratégia para a formação continuada de professores em uma unidade de atendimento socioeducativo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 14, n. 3, p. 340-360, 2015. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_3_5_ex916.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

SANTOS, C. A. S. Regulamentação ética das pesquisas no Brasil: precisamos de uma resolução específica para Ciências Sociais e Humanas? Revista Iberoamericana de Bioética, Madrid, n. 6, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://revistas.upcomillas.es/index.php/bioetica-revista-iberoamericana/article/.../800. Acesso em: 04 jan. 2019.

SENTER, L.; RAYMUNDO, G. I. M. C. Desafios na Implantação de Cursos à Distância. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. e703, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2019.

SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Saberes em diálogo: a construção de um programa de formação docente em uma rede municipal de ensino. Revista Ibero-americana de Educação, Araraquara, v. 77, n. 2, p. 95-114, 2018. Disponível em: <https://rieoei.org/RIE/article/download/3161/3978/>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

LIMA, Dartel Ferrari; LIMA, Lohran Anguera. Perspectivas da ética em pesquisa: o repensar para o futuro do sistema normatizador brasileiro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 45, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n45.3335. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3335. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.