Etnofísica e o ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Iuri da Cruz Oliveira Universidade Federal de Rondônia
  • João Carlos Gomes Universidade Federal de Rondônia
  • Reginaldo Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3330

Palavras-chave:

Etnofísica. Ensino de Física. Ensino Fundamental.

Resumo

O ensino de ciências deve levar os alunos a desenvolver competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo. O ensino de física nos anos iniciais pode ajudar na construção do pensamento científico, a partir de conhecimentos prévios do cotidiano que lhes permitam estar constantemente em contado com situações que envolvam o estudo da física. Esses conhecimentos por não serem estimulados por professores dos anos iniciais ficam apenas registrados nas curiosidades dos alunos, que por meio da etnofísica podem ser utilizados no processo de ensino favorecendo a aprendizagem e o entendimento científico, estimulando os alunos a observar, formular hipóteses, experimentar, dialogar e elaborar soluções e conclusões sobre os conhecimentos físicos do seu dia a dia. O objetivo da pesquisa foi fazer uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos da etnociência e etnofísica, bem como o ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Observa-se que quando os alunos fazem uma aproximação entre os conhecimentos científicos com a realidade o faz refletir sobre o verdadeiro papel das ciências, no caso do objeto de estudo do trabalho, a física. O conceito da etnofísica pode ser utilizado vinculado a contextualização da realidade que está presente no dia-a-dia dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iuri da Cruz Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Licenciatura em Matemática e Pedagogia, Mestre em Ensino de Física.

João Carlos Gomes, Universidade Federal de Rondônia

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.

Reginaldo Oliveira Nunes, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutor em Educação. Docente do departamento de Ciências Humanas e Sociais. Campus de Ji-Paraná.

Referências

ANACLETO, B. S. Etnofísica na lavoura de arroz. 101p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS. 2007.

BARRETO, A. L. V.; MILTÃO, M. S. R. A compreensão dos fenômenos físicos sob a perspectiva das escolas famílias agrícolas. 2011, p. 677-680. Disponível em: http://www.xvsemic.esy.es/upload/2011/2011XV-052ANA121-200.pdf. Acesso em 01 out. 2017.

COSTA, M. Q.; CATARINO, P. Etnociência: a tecnologia na partilha da ciência. In: III Congresso Internacional: a fenda digital – TIC, escola e desenvolvimento local. Porto, Portugal, 2012, p. 276-82.

CRUZ, S. P. S.; NETO, J. B. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, 2012, p. 385-98.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. A educação Matemática em Revista. Blumenau. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 1, n. 1, 1993, p. 5-11.

DIEGUES, A. C.; ARRUDA, R. S. V. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: MMA, São Paulo: USP, 2011.

MEDEIROS, R. A. B.; MEIRA, J. L.; BARATA, R. C. Educação matemática e aprender a aprender. In: Anais... XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, SP, 2016.

MILTÃO, M. S. R.; ANDRADE-NETO, A. V.; MADEJSKY, R. Popularização da astronomia na Chapada Diamantina e escolas famílias agrícolas do semi-árido – Bahia. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. Rio de Janeiro, 2011, p. 1-8.

PAIVA, P. N.; GUIDOTTI, C. S. Formação continuada de professores a partir do planejamento colaborativo: a inserção do ensino de física nos anos iniciais. Revista Thema, v. 14, n. 2, 2017, p. 209-24.

PRUDENTE, T. C. A. Etnofísica: uma estratégia de ação pedagógica possível para o ensino de física em turmas de EJA. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, v. 6, n. 10, 2010, p. 1-13.

ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em ensino de ciências, v. 12, n. 3, 2007, p. 357-68.

ROSARIO, S. A. S. A relação entre fenômenos físicos e os saberes-fazeres sobre a cerâmica e o estaleiro naval da comunidade “Vila Cuéra” no município de Bragança-PA: uma perspectiva etnofísica. In: II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. Anais... v. 1, 2007, Campina Grande-PB. ISSN 2525-3999.

SILVA, S. C. R.; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de Ausebel: reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, 2014, p. 36-42.

SILVA, L. B. L. Etnomatemática. 56p. TCC (Pós-Graduação Latu Sensu em Matemática) – Universidade Estadual de São Paulo – Escola de Engenharia de Lorena. Lorena, SP, 2008.

SILVA, J. A.; TAUCHEN, G. Ensino de ciências e investigação-ação educacional. Curitiba, PR: CRV, 2015.

SOUZA, E. S. R.; SILVEIRA, M. R. A. Etnofísica e linguagem. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 23, 2015, p. 103-17.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Iuri da Cruz; GOMES, João Carlos; NUNES, Reginaldo Oliveira. Etnofísica e o ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 44, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n44.3330. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3330. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.