A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE DESIGN NO MERCADO INDUSTRIAL
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.313Palavras-chave:
mercado, indústria, design.Resumo
Nos dias de hoje as indústrias estão em busca de profissionais qualificados e que realizem trabalhos inovadores para melhorar o desempenho e o crescimento de suas empresas. Os empresários do setor estão cada vez mais exigentes quanto às competências individuais.
Esta pesquisa pretende mostrar,através da análise das visitas técnicas realizadas em algumas indústrias da região Sul Fluminense, a importância da inserção do aluno de design no mercado industrial.
Por meio de pesquisa sobre o mercado industrial do Estado do Rio de Janeiro e do posicionamento do designer no mercado industrial, foi elaboradauma peça gráfica de divulgação relativa à importância desse tipo de profissional na indústria. E também um material audiovisual sobre os conceitos de design e designer.O estudo se propõe a mostrar aos empresários da região a importância do designer ser inserido desde cedo no mercado.
Para que os alunos do curso de Design absorvam experiências nos mecanismos das indústrias e apliquem o conhecimento aprendido em sala de aula é necessário a sua inserção no espaço industrial. Dessa forma os estudantes terão contato com o processo de produção e os materiais de confecção dos produtos.
A relevância entre o contato da indústria e a universidade resultará em ganhos para os empresários ao investirem em design. Os investimentos repercutirão em soluções de vários problemas das empresas e a capacitação de um futuro funcionário para atuar como gestor utilizando os processos de Design. Para o aluno de Design é fundamental o contato direto com os processos de produção interno das industrias de forma que ele possa conhecer e aplicar seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Downloads
Referências
ROSSATO, H. e FERNANDES, C.. Investigação do cenário industrial Sul Fluminense na busca por novas estratégias de prospecção dentro do Curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda. Rio de Janeiro, UniFOA. 2014.
BOAS, A. V. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro, 2AB. 2008. ISBN: 8586695378
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim de velhas ideias. Rio de Janeiro, Campus. 2010.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. USA, AVA Academia, 2010.
AMBROSE, Gavin e HARRIS, Paul. Design Thinking. São Paulo: Bookman, 2011. ISBN: 9782940411177
Senado, Agência. " Agência notícias do Senado.", 2014. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/11/12/comissao-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-designer>. Acesso em: 16 Novembro 2014.
Senado, Agência. "Infográfico de regulamentação das profissões.", 2014. Disponível em: <http://www.designbrasil.org.br/design-em-pauta/regulamentacao-da-profissao-de-designer-e-aprovada-senado/#.VIer49LF-Zk>. Acesso em: 20 Novembro 2014.
VIANNA, Maurício, VIANNA, Ysmar, ADLER, Isabel k, LUCENA, Brenda, RUSSO, Beatriz. Design Thinking: Inovação em negócios. Abril, 2012. Disponível em: <http://www.sebraedesign.com/wpcontent/uploads/2013/05/Design-Thinking-Inova%C3%A7%C3%A3o-em-Neg%C3%B3cios.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.