A sala de aula invertida e a problematização aplicadas ao ensino da Física II: Um estudo de caso no Curso de Graduação em Engenharia Civil do UniFOA no período letivo de 2017.1
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3007Palavras-chave:
Metodologias ativas. Aprendizagem. Tecnologias de informação. Ensino.Resumo
O objetivo deste estudo de caso foi avaliar o uso das metodologias de aula invertida e problematização como estratégias de ensino-aprendizagem para o conteúdo de óptica, parte integrante da disciplina de Física II da grade curricular do curso de graduação em Engenharia Civil do UniFOA. O material didático para estudo individual foi disponibilizado online por meio da área restrita virtual dos estudantes, que tiveram 2 semanas para realizar esta etapa da atividade. Houve dois momentos de testes individuais de conhecimento, um pré estudo e outro pós estudo. Houve discussão presencial do assunto em grupos de trabalho (GT) para elaboração de gabarito único por GT. Também foi realizada uma mesa redonda com todos os GTs. Após esta etapa, foi proposta uma atividade de problematização do tema, na qual os alunos em seus respectivos GTs produziram um vídeo de 20 minutos sobre assuntos relacionados às importâncias e aplicações da óptica na engenharia para resolução de problemas. Os resultados da avaliação demonstram que houve significativa aquisição de competências após a aplicação das metodologias ativas. Após o ciclo de atividades 84% dos estudantes afirmaram que atividades como essa ampliam a sua aprendizagem. Além disso, 81% dos alunos declararam que se sentem motivados e 78% afirmaram que se sentem autônomos no processo de aprendizagem após a experiência.
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