Os jogos adaptados como prática pedagógica na Educação Física escolar: uma experiência na escola pública da periferia no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • S. H. C. Silva Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação física adaptada, deficiência, metodologia

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar os alunos do ensino médio e fundamental durante as aulas de educação física, cujo conteúdo aplicado foram os jogos adaptados, como uma alternativa pedagógica. O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Prof. Murilo Braga, situado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Durante o segundo bimestre, do ano letivo de 2009. Aos esportes escolares, os mais comuns desenvolvidos na escola, foram adicionados os jogos adaptados para deficientes, como: futebol e corridas para cegos, lançamentos de disco, tênis de mesa para cadeirantes e voleibol para paraplégicos. Além dos alunos experimentarem estes tipos de esportes, eles sentiram a dificuldade dos deficientes e se solidarizaram com outras pessoas que se encontraram nesta condição. Desta forma os alunos passaram a perceber melhor os elementos a sua volta e puderam contribuir para a melhoria da sociedade. Esta experiência, portanto, foi fruto de pesquisa com perguntas abertas a fim de saber o que os alunos gostariam de ter como conteúdo nas aulas de educação física. Foi fruto também da execução das aulas referentes ao segundo bimestre, 2009. A partir da oficina de consulta aos jovens, foi gerado um questionário com questões de caráter quantitativo e submetido à direção e à coordenação pedagógica da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2018

Como Citar

SILVA, S. H. C. Os jogos adaptados como prática pedagógica na Educação Física escolar: uma experiência na escola pública da periferia no Estado do Rio de Janeiro. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 62, 2018. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2589. Acesso em: 21 nov. 2024.