Elaboração de atividades de ensino como estratégia para a captação de doadores de medula óssea
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2322Palavras-chave:
medula óssea, captação, ensino, cadastroResumo
Pacientes com leucemias, aplasia de medula, linfomas, mieloma e outras doenças necessitam de um tratamento especial, denominado transplante de medula óssea, que é um tecido que produz as células do sangue. Para tanto é necessário que o doador seja voluntário na coleta de uma amostra de sangue para a tipagem do Sistema HLA (Antígenos de Histocompatibilidade). O doador fica assim cadastrado em um Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e poderá ser chamado para a doação da medula óssea, quando seu Sistema HLA for compatível com o sistema HLA do paciente que necessita do transplante. Autores relatam a dificuldade na adesão de voluntários, principalmente pela falta de informação ou receio de que tal doação possa lhe trazer sequelas. O objetivo deste trabalho é promover a criação de um site com informações básicas para atividades de comunicação e educação para a saúde. Estão previstas como etapas a elaboração de um software com imagens em 3D para simulações das etapas de cadastramento e dos procedimentos doação. Pretende-se, após validação deste produto, anexá-lo a redes sociais com o propósito de disponibilizar informações quanto a dados estatísticos, cadastro e sobre os procedimentos de realização do transplante. As etapas metodológicas assim como a revisão de literatura estão em fase inicial de execução. Espera-se com este produto, que as informações vinculadas alcancem um grande número de pessoas e que este tema seja discutido pela população e em espaços formais e não formais de ensino, na tentativa de se alcançar um crescente número de doadores de medula óssea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.