Elaboração de material didático digital para o ensino de ciências na EJA – Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2214Palavras-chave:
ensino de ciências, material didático digital, Educação de Jovens e AdultosResumo
Conforme a Resolução CNE/CEB/1/2000, a modalidade EJA tem identidade própria e deverá considerar “as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes” [...] “e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio”. Sabe-se que grande parte dos alunos de EJA é composta de adultos que, na maioria das vezes, concebem a natureza como algo imutável; concepção que vai de encontro às características dinâmicas e inter-relacionais dos ecossistemas. Isto exige que se propicie a esses alunos, a possibilidade de construção da compreensão das relações entre todos os seres vivos (incluindo a si mesmo) e destes com os demais componentes da natureza, conforme descrito no Caderno Ciências Naturais na EJA (MEC, 2002). Pretende-se nesta pesquisa, desenvolver material didático digital para o ensino das Ciências Naturais na EJA. Acredita-se que, associar as concepções atuais para o Ensino de Ciências aos recursos tecnológicos de comunicação disponíveis nos dias de hoje, conhecidos como TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) pode constituir um projeto de elaboração de um objeto de aprendizagem (learning object), de construção coletiva. Podemos considerar que tais objetos apresentam grandes possibilidades de aplicações na área educacional, possibilitando, por meio deles, apresentar tanto conteúdos multimídia interativos como provocar a intermediação entre aluno e professor, ou entre aluno e aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.