Avaliação qualitativa microbiologica da água dos bebedouros do Campus Três Poços -UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2110Palavras-chave:
coliformes totais, coliformes fecais, análise microbiológica da águaResumo
O presente estudo tem como objetivo, avaliar a qualidade microbiológica dos bebedouros do campus UniFOA, no que tange a Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e normas relativos ao controle e vigilância da qualidade da água, destinada ao consumo humano e seu padrão de potabilidade. Os pontos de coletas foram distribuídos entre 15 prédios do campus, e 4 cantinas. Onde, se adotou aleatoriamente 19 pontos para avaliação. A identificação dos pontos, ocorreu por meio de uma relação direta com número de patrimônio dos bebedouros. A metodologia obtida como produto de investigação, discorre a partir da diluição 1/10 da amostra, procedendo-se a inoculação em três séries de três tubos que contenha caldo fluorocult lauril sulfato com auxílio de 90ml de APT, até a diluição 1/1000. Após incubação a 35ºC, durante 48h, tubos presuntivamente positivos, para confirmação de produção de ß-D-glucuronidase, utilizando caldo fluorocult lauril sulfato (FLS; Merck), segundo Moberg et al. (1988), três séries de três tubos contendo caldo FLS serão, a partir da diluição 1/10, inoculados e incubados conforme descrito. Os tubos de FLS presuntivamente positivos, apresentarão gases em tubos invertidos de Durham. Logo estes serão submetidos à leitura de presença ou ausência de fluorescência azul, em câmara escura, com auxílio de luz UV, a 280nm. Para confirmação de coliformes totais será utilizado o repique com alça de platina no caldo verde brilhante. As análises serão realizadas em triplicata, totalizando 57 amostras nos meses de setembro a novembro de 2012. Em dezembro de 2012 os resultados serão analisados por um tratamento estatístico e finalizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.