A questão das mulheres na comunidade quilombola de Santana – Quatis, RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2037Palavras-chave:
quilombolas, mulheres, discriminaçãoResumo
Este trabalho procura apresentar parte do projeto de extensão e pesquisa intitulado “Intervenção Socioambiental na Comunidade Quilombola de Santana”, aprovado pela FAPERJ recentemente. A pesquisa está em fase inicial, com o encaminhamento dos documentos ao Comitê de Ética e com o levantamento e discussão da bibliografia temática para abordar a questão das mulheres na comunidade. Um dos objetivos do projeto consiste em conhecer e identificar os principais problemas enfrentados atualmente pela Comunidade Quilombola de Santana. Para tanto, em um primeiro momento, será realizado um mapeamento das famílias residentes com o intuito de verificar a possibilidade da realização de um estudo etnográfico, que pretende resgatar a visão de mundo das mulheres quilombolas e as situações por elas vivenciadas. A bibliografia temática tem apontado e discutido os diferentes aspectos dos problemas enfrentados pelas mulheres afrodescendentes que, além da discriminação de gênero, sofrem também a discriminação e o preconceito devido a aparência. Pesquisas recentes também têm destacado que essas mulheres convivem com o drama da discriminação e do preconceito racial na sociedade e, muitas vezes enfrentam, na sua vida cotidiana, o problema da violência doméstica. Resultados preliminares de um primeiro levantamento realizado junto à Comunidade Quilombola de Santana revelaram que a relação com a população da cidade de Quatis não é marcada pelo convívio harmônico, mas pelo preconceito e pela discriminação. Essa realidade não é característica particular desse grupo e localidade, mas faz parte de um dos aspectos do conservadorismo da sociedade brasileira marcada pelo mito da democracia racial. Considerando o impacto e as implicações que essa relação tem no enfrentamento dos problemas vividos pela comunidade em seu cotidiano, em um segundo momento, pretende-se desenvolver um mapeamento do preconceito e da discriminação vivenciados na sua relação com a população da cidade de Quatis-RJ por meio da aplicação de uma pesquisa de tipo survey no município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.