Leucopenia associada à poluição
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1937Palavras-chave:
leucopenia, glóbulos brancos, poluição, benzenoResumo
A leucopenia se caracteriza por ser uma síndrome na qual se vê uma diminuição do número de glóbulos brancos, estes que são responsáveis pela defesa do organismo contra agentes invasores. O corpo humano possui uma microbiota natural, normal, pois as membranas mucosas do corpo estão expostas a diversas bactérias diariamente. Quando ocorre diminuição do número de leucócitos, a chamada leucopenia, ocorre invasão dos tecidos adjacentes pelas bactérias que já estavam presentes no corpo. Com a interrupção ou diminuição na produção dos glóbulos brancos, podem surgir úlceras nas membranas mucosas ou infecções graves, principalmente no trato respiratório. As bactérias podem invadir os tecidos circundantes, e se não for tratado, o paciente pode vir a óbito. Pode ocorrer também aplasia da medula óssea, tendo como consequência a produção deficiente de leucócitos, seja quantitativa ou qualitativamente. Essa doença pode estar associada a diversos fatores, tais como a quimioterapia, deficiência de alguns minerais, medicamentos e intoxicação por benzeno, tópico que será abordado no presente artigo. Muito usado na indústria siderúrgica e petroquímica, o benzeno tem causado muitos problemas aos trabalhadores de tais indústrias. O benzeno é um hidrocarboneto aromatizado, que por ser um solvente orgânico é muito utilizado na síntese de substâncias químicas básicas utilizadas nas siderúrgicas. A absorção do benzeno ocorre, principalmente, pela inalação do vapor, mas também pode ocorrer por penetração cutânea. Ao penetrar no organismo, o benzeno, após ser biotransformado, age principalmente na medula óssea. O fenol, subproduto quantitativamente mais formado, se liga a macromoléculas, tais como proteínas e DNA, interferindo nas células progenitoras da medula óssea. Essa ligação faz com que ocorram alterações hematológicas significativas, causando diminuição do número de células progenitoras mielóides e lesão no tecido da medula óssea, trazendo como consequência a leucopenia. Desta forma, o presente trabalho pretende relatar as consequências que a poluição pode trazer, no caso da intoxicação por benzeno, abordando a leucopenia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.